O primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2023 vai ser pago já nesta quarta-feira (31). E aliás, o valor devolvido pela Receita Federal é o maior da história! Assim, R$ 7,5 bilhões serão enviados para 4,1 milhões de pessoas.
Inclusive, nesta mesma data, encerra também o prazo para entregar a declaração de 2023. Dessa forma, se você ainda não enviou a sua, é preciso apertar o passo! Faça isso para evitar o pagamento de multa e outras complicações.
Prioridade na restituição do Imposto de Renda
A saber, alguns grupos têm prioridade para receber a restituição a que têm direito. São eles:
- Pessoas acima de 80 anos;
- Contribuintes entre 60 e 79 anos;
- Pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- Quem tenha como fonte de renda o magistério,
- Contribuintes que fizeram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição do Imposto de Renda via Pix.
Onde eu vou receber a grana?
Muito bem lembrado! O crédito da restituição do Imposto de Renda é realizado na conta bancária informada na declaração, de forma direta ou por indicação de chave PIX.
Contudo, se por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, se a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil (BB).
Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal Banco do Brasil ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Por fim, caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal.
Veja também: ATENÇÃO! Novidade INCRÍVEL para usuários do CAIXA TEM
E se eu não entrar nesse lote da restituição do Imposto de Renda?
Caso isso aconteça, fique de olho na programação divulgada pela Receita Federal para os outros lotes de restituição do Imposto de Renda:
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.
Por fim, cabe mencionar que normalmente uma semana antes do pagamento, a Receita já libera a consulta para que o contribuinte saiba se vai ou não entrar naquele referido lote.
Sendo assim, fique ligado aqui no Brasil 123 porque a gente vai te informar quando já puder realizar a consulta para esse próximo lote. Dessa forma, você não perde nenhuma data importante.
Confira ainda: ÚLTIMO DIA do Imposto de Renda 2023; veja como garantir a entrega sem multa