Uma notícia importante para aqueles que ainda não receberam o Auxílio Brasil. Para a folha de pagamentos de fevereiro, houve a inclusão de 556,54 mil famílias, de acordo com o Ministério da Cidadania. Segundo a pasta, todas as pessoas elegíveis foram selecionadas, mantendo a fila do programa zerada.
Dessa forma, o programa social passa de 17,5 milhões para 18,05 milhões de famílias atendidas, com um investimento total que passa dos R$ 7,3 bilhões.
“A cada mês, o Governo Federal reforça o compromisso com as pessoas mais vulneráveis do país, mostrando a preocupação em garantir a dignidade e promover a cidadania de todos. Mais uma vez, a gestão do presidente Jair Bolsonaro alcança uma marca inédita, com o recorde que ultrapassa os 18 milhões de beneficiados”, destacou o ministro da Cidadania, João Roma.
Pagamentos do Auxílio Brasil em fevereiro
A saber, o Governo Federal inicia os repasses dessa nova rodada na próxima segunda-feira (14) para aqueles que possuem o Número de Identificação Social (NIS) com final 1.
As famílias incluídas na folha de pagamento do Auxílio Brasil em fevereiro já começaram a receber as notificações, mas a mensagem informa um valor parcial, pois a folha ainda está em processamento.
Os valores totais, incluindo o Benefício Extraordinário, que elevou o valor mínimo do Auxílio Brasil para R$ 400 até dezembro de 2022, estarão integralmente disponíveis nos canais de consulta somente a partir do dia 14 de fevereiro.
Consulte agora a programação divulgada para o ano de 2022.
Cadastro Único
Para o enquadramento no programa, as famílias devem atender aos critérios de elegibilidade, ter os dados atualizados no Cadastro Único nos últimos 24 meses e não podem ter informações divergentes entre as declaradas no cadastro e as de outras bases do Governo Federal.
Diante desse cenário, é importante ter em mente que a seleção é feita de forma automática, considerando a estimativa de pobreza, a quantidade de famílias atendidas em cada município e o limite orçamentário anual do Auxílio Brasil, por meio do Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec).
Se você for selecionado para entrar no programa, saiba que irá receber, pelos Correios, no endereço informado durante o seu cadastramento, duas cartas encaminhadas pela Caixa Econômica Federal: a primeira com orientações gerais sobre o Auxílio Brasil e a segunda com o cartão para realizar a movimentação bancária do benefício.
No entanto, se ainda não tiver recebido o cartão, não se preocupe, visto que você pode utilizar o aplicativo Caixa Tem para realizar o pagamento de contas, fazer transferências e até mesmo realizar o saque.
Fonte: Diretoria de Comunicação do Ministério da Cidadania
Leia ainda: CAIXA libera saque do FGTS; veja quem tem direito