Os trabalhadores residentes em Coaraci, Ibicaraí e Itajuípe, na Bahia, podem solicitar, a partir de quinta-feira (20), o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade.
A liberação, decorrente das fortes chuvas na cidade, pode ser solicitada à CAIXA por meio do aplicativo FGTS.
Saque do FGTS por calamidade
Os moradores das áreas afetadas, em Coaraci e Ibicaraí, conforme endereços identificados pela Defesa Civil Municipal, podem solicitar o saque até 28 de março de 2022. Já os residentes em Itajuípe poderão solicitar até 12 de abril.
A saber, é necessário possuir saldo positivo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00.
Ainda mais, a solicitação é realizada de forma fácil e rápida pelo aplicativo FGTS, na opção ‘Meus Saques’, pelo celular, sem a necessidade de comparecer à uma agência.
Saiba também que ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.
Até o momento, 18 municípios da Bahia e de Minas Gerais foram habilitados com o Saque FGTS por motivo de calamidade. Confira abaixo a lista completa:
- Bahia: Canavieiras, Coaraci, Eunápolis, Gandu, Ibicaraí, Ilhéus, Itabela, Itabuna, Itajuípe, Itororó, Jiquiriçá, Medeiros Neto, Mundo Novo, Prado e Teixeira de Freitas;
- Minas Gerais: Águas Formosas, Almenara e Machacalis.
Saque FGTS pelo aplicativo
O app FGTS está disponível para download gratuito nas plataformas digitais e é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS.
O trabalhador que tiver direito ao saque por calamidade pode seguir essas etapas:
- Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro;
- Ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade;
- Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
- Selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação.
O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.
Documentação
Saiba que é preciso apresentar:
- Carteira de Identidade — também são aceitos carteira de habilitação e passaporte;
- Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.
- Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).
Fonte: Caixa Econômica Federal
Veja ainda: NOVO pagamento do Auxílio Brasil! Veja se você tem direito