Motorista, cuidado! Você deve saber que se perder essa quantidade de pontos na carteira, perderá sua CNH. Portanto, para ajudar você a evitar esse tipo de problema, ao longo desta matéria, separamos algumas das principais informações sobre o tema.
Da mesma maneira, ainda daremos algumas dicas para não perder pontos na carteira de habilitação e dirigir com mais segurança. Saiba mais!
Motorista que perder essa quantidade de pontos na carteira, perde a CNH
Primeiramente, quem já é motorista sabe que a CNH é um documento fundamental para conduzir veículos no Brasil. Apesar disso, você sabe quantos pontos pode perder na carteira antes de ter o direito de dirigir cancelado de vez?
A saber, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CBT), o motorista pode ter um acúmulo de até 40 pontos na carteira dentro de um período de 12 meses. No entanto, quando esse limite é ultrapassado, ele está sujeito a penalidades, como por exemplo, multas, suspensão ou até mesmo cassação da CNH.
Lembrando, porém, que a pontuação é atribuída conforme a gravidade da infração. Sendo assim, cada conduta tem um valor diferente, variando de acordo com o risco que oferece à segurança no trânsito. Pensando nisso, veremos a seguir as principais infrações e quantos pontos elas geram.
Infrações consideradas leves
Antes de mais nada, as infrações de natureza leve são as que oferecem menor risco à segurança no trânsito. Dessa forma, é possível citar como exemplos são: estacionar em local proibido, ou ainda não usar o cinto de segurança ou trafegar com o veículo com as luzes apagadas durante o dia. Portanto, essas infrações geram a perda de 3 pontos na CNH.
Infrações médias
Além disso, as infrações consideradas de natureza média são as que oferecem um risco um pouco maior à segurança no trânsito. Portanto, são exemplos: dirigir com o braço para fora do veículo, bem como usar a buzina de forma prolongada ou ainda, parar o veículo na faixa de pedestres. Nesse caso, essas infrações geram a perda de 4 pontos na CNH.
Infrações graves
Por outro lado, as infrações graves são aquelas que representam um risco significativo à segurança no trânsito. São considerados alguns exemplos: estacionar em local proibido em frente a uma entrada ou saída de veículos. Do mesmo modo, não dar preferência a pedestres ou ciclistas, ou dirigir com o farol alto em vias iluminadas. Aliás, essas infrações geram a perda de 5 pontos na CNH.
Infrações gravíssimas
Sobretudo, ainda existem as infrações gravíssimas que representam um risco extremo à segurança no trânsito. Como por exemplo: ultrapassar em locais proibidos ou acima da velocidade máxima permitida em mais de 50% ou dirigir embriagado. Então, essas infrações geram a perda de 7 pontos na CNH.
Quando o motorista pode perder a CNH?
A princípio, quando o condutor acumula 20 pontos na CNH em um período de 12 meses, está sujeito à suspensão do direito a dirigir. Nesse sentido, a penalidade pode durar de 6 meses a 1 ano, a depender do histórico do motorista.
Mas também existem outras situações que podem levar à suspensão da CNH. Como é o caso, por exemplo, da infração gravíssima que, por si só, já gera a suspensão automática da carteira. Além disso, outra situação é quando o motorista acumula duas ou mais infrações que resultam em 20 pontos ou mais na CNH se somadas.
Quando pode ocorrer a cassação da CNH?
No caso, porém, da cassação da CNH, vale salientar que ela é uma penalidade mais severa do que a suspensão. Com isso, ela ocorre quando o motorista comete infrações graves que ultrapassam o limite de 20 pontos na carteira em um período de 12 meses se somadas.
Lembrando também que a cassação também pode acontecer quando o condutor é condenado por crimes de trânsito, como é o caso de homicídio ou lesão corporal culposa na direção de veículo automotor.
No entanto, nesse caso, o motorista perde de forma definitiva o direito de dirigir. Assim, necessitará passar por todo o processo de habilitação novamente se quiser voltar a conduzir veículos.
Como não perder pontos na carteira?
Acima de tudo, a primeira coisa a se fazer para evitar a perda da CNH é respeitar as leis de trânsito. Com isso, está incluído também, não ultrapassar o limite de velocidade, além de não dirigir embriagado e, do mesmo modo, não usar o celular enquanto dirige. É claro, além de outras medidas de segurança.
Também é importante ficar atento aos prazos de renovação da documentação do veículo e da carteira de motorista. Portanto, se esses prazos estiverem ultrapassados, as multas e as perdas de pontos serão inevitáveis. Mas, resumindo, agora que você já sabe qual é a quantidade de pontos na carteira que geram a perda da CNH, é só seguir nossas dicas para evitar este problema.
Leia ainda: PAGAMENTO LIBERADO! Veja quando sai o 13º salário do INSS 2023