Entre esses brasileiros, foi dito que também os beneficiários do Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família, teriam direito e poderiam comprometer até 40% de sua renda com a contratação do empréstimo Auxílio Brasil.
No entanto, apenas uma parcela dos beneficiários já conseguiu realizar o empréstimo e tiveram esses valores liberados. Boa parte da população de baixa renda ainda aguarda por essa ajuda financeira.
Acompanhe esse artigo até o final e confira as informações atualizadas sobre o empréstimo consignado e saiba se você tem direito e quais os valores!
Quando o empréstimo estará disponível?
A Caixa Econômica Federal e o Governo Federal já disponibilizaram empréstimos para boa parte da população de brasileiros, sendo eles pessoas físicas e jurídicas.
Porém, para os beneficiários do Auxílio Brasil, ainda não liberou o empréstimo consignado para todos. A liberação foi cogitada para começar a partir de maio. No entanto, só se concretizou em meados de outubro e ainda segue precisando regulamentar alguns detalhes.
Mas, já foram definidas as taxas de juros, condições para a modalidade e prazos. Além disso, eles também fecharam parcerias com bancos que oferecerão empréstimo auxílio Brasil diretamente aos beneficiários.
Apesar desses detalhes a resolverem, a boa notícia é que a nova modalidade de empréstimo não deve demorar muito para abranger a todos os beneficiários.
Salário mínimo em 2023 pode ter ALTA MAIOR que a prevista
Confira se você poderá fazer o empréstimo consignado
A ideia é que todos os beneficiários do Auxílio Brasil possam fazer parte da nova modalidade de empréstimo. Desde que se cumpra a margem consignável de 40%, quem participa do Auxílio Brasil já está apto a fazer o empréstimo.
Os valores serão descontados e, portanto, mesmo quem tem o nome sujo junto aos órgãos de proteção ao crédito poderá fazer. Para novos integrantes do programa Auxílio Brasil, é importante estar sempre verificando a possibilidade através do App ou em agências próximas.
Quais são os valores que estarão disponíveis para o empréstimo?
A Caixa deixou claro que o beneficiário comprometerá 40% de sua renda, onde 5% desse valor ainda poderá ser utilizado para saque ou cartão de crédito.
Os outros 35% serão para pagamentos de parcelas do empréstimo. As taxas de juros estão definidas e seguem conforme o previsto, sendo de 3,5 % com o intuito de ajudar os beneficiários.
Todos os beneficiários do Auxílio Brasil poderão pagar o empréstimo em até 24 meses com o valor aproximado de R$2569,00. Esse é o valor máximo que será possível contratar, mas o beneficiário também encontrará outras opções com valores menores.
Com isso, ele também pode diminuir a quantidade de parcelas e se ver livre da dívida em tempo menor. É importante lembrar que esse empréstimo não deve comprometer a renda da família e cada um deve analisar se é viável ou não a realização do mesmo.
Auxílio Brasil antecipado? Veja o que diz o Ministério da Cidadania
Instituições financeiras que já aderiram o empréstimo Consignado Auxílio Brasil
Entre tantas idas e vindas relacionadas ao assunto, algumas Instituições Financeiras acabaram não aderindo ao programa. Mas, os bancos que estão autorizados a fazerem o empréstimo são:
- A Caixa Econômica Federal
- QI Sociedade de Crédito Direto S/A
- Valor Sociedade de Crédito Direto S/A
- Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A.
- Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A
- Facta Financeira S/A Crédito, Financiamento e Investimento
- Pintos S/A Créditos
- Banco Daycoval S/A
- Banco Pan S/A
- Banco Safra S/A
- Banco Agibank S/A
- Banco Crefisa S/A
Eleitores devem JUSTIFICAR AUSÊNCIA no 2º turno; veja o prazo
Posso fazer o empréstimo direto pelo aplicativo Caixa Tem?
A ideia da Caixa Econômica Federal é que os usuários do aplicativo Caixa Tem consigam realizar o empréstimo consignado direto pelo App, sem que haja a necessidade de comparecer à uma agência.
Porém, para alguns beneficiários, a contratação não está disponível no App e eles precisam comparecer a uma agência ou casa Lotérica, portando sua identidade (RG), comprovante de residência e o CPF.
Também é possível realizar a contratação pelos postos de atendimento da Caixa, o Caixa Aqui e, para isso, é importante levar também cópias dos documentos e o comprovante de residência.
A partir daí, é feita uma análise no sistema e, assim que for aprovado, os representantes entrarão em contato para a liberação do valor que poderá ser feito em até 24 horas, a partir da liberação.