A parcela do 13º salário do INSS (Instituto Nacional do seguro Social) foi antecipada. Dessa forma, o Governo Federal criou uma proposta para que houvesse também o 14º salário para esses beneficiários.
Nesse sentido, a ideia é pagar mais uma parcela na data padrão de todos os anos, ou seja, no mês de dezembro. No entanto, o projeto ainda tramita na Câmara dos Deputados aguardando aprovação. Somente após a aprovação será liberada a parcela extra do abono.
Como houve uma antecipação do 13º, o Governo Federal tem uma preocupação agora de fazer a economia girar novamente, dando ao cidadão o poder de compra. Principalmente, com as festas de final de ano. Mas, para isso acontecer, é importante que a proposta seja aprovada.
Quem pode receber o 14º salário?
A ideia do 14º salário é beneficiar os segurados do INSS, visto que eles tiveram o abono natalino pago antecipadamente. Dessa forma, tem direito quem recebe os seguintes benefícios:
- Auxílio-acidente;
- Aposentadoria;
- Auxílio-reclusão;
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença.
Vale lembrar que os cidadãos que dependem dos benefícios do INSS começaram a passar por dificuldades após a pandemia da Covid-19. Sendo assim, esse fato é também levado em conta na proposta do Governo Federal para a implementação do 14º salário.
Existem aproximadamente 36 milhões de cidadãos cadastrados no INSS. Cerca de 30 milhões receberam o 13º salário adiantado, ou seja, a maioria dos beneficiários tem direito ao abono.
Esse, portanto, foi o argumento usado pelo Governo para tentar a aprovação rápida do pagamento extra. No entanto, ainda não teve sucesso.
Quem ainda pode receber o 13º salário?
Embora muitos cidadãos já tenham recebido o 13º salário por causa do adiantamento, outros ainda podem receber neste mês de dezembro. Como por exemplo, os beneficiários que se cadastraram a partir de maio deste ano.
Por começarem a fazer parte dos beneficiários do INSS somente a partir do mês de maio, esses beneficiários não foram incluídos no calendário de adiantamento do abono natalino.
Dessa forma, eles receberão agora no final do ano. Com isso, o valor do benefício será referente a quantidade de meses recebidos, ou seja, será contabilizado o valor mês a mês e não integralmente.
Sendo assim, para saber quanto o beneficiário vai receber, ele precisa dividir o valor integral do salário mínimo, R$1.212 por 12. Em seguida, multiplicar esse resultado pela quantidade de meses em que recebeu o benefício para chegar ao valor do abono.
Quando o abono será pago?
Os pagamentos do 13º salário começaram no dia 24 de novembro, seguindo o calendário do INSS. Com isso, muitos beneficiários já sacaram seu benefício.
Vale lembrar que os primeiros a receberem o abono são os beneficiários que recebem mensalmente o valor de um salário mínimo, ou seja, R$1.212. Em seguida, receberão os cidadãos que o valor mensal do benefício é acima de um salário mínimo.
O calendário se baseia no último número previdenciário que está impresso no cartão do INSS. Contudo, é o número que vem antes do dígito, ou seja, que vem antes do traço. Se for contar com o traço, é possível dizer que a base é feita a partir do penúltimo número previdenciário.
Confira agora o calendário de pagamentos para beneficiários que recebem até um salário mínimo
Final do número Data de pagamento
1 24 de novembro
2 25 de novembro
3 28 de novembro
4 29 de novembro
5 30 de novembro
6 01 de dezembro
7 02 de dezembro
8 05 de dezembro
9 06 de dezembro
0 07 de dezembro
Confira abaixo o calendário de pagamentos do 13º salário para quem recebe mais de um salário mínimo
Final do número Data de pagamento
1 e 6 1 de dezembro;
2 e 7 2 de dezembro;
3 e 8 5 de dezembro;
4 e 9 6 de dezembro;
5 e 0 7 de dezembro.
Desse mesmo modo, o beneficiário poderá sacar o benefício na data indicada com o próprio cartão que ele utiliza para receber os pagamentos mensais.