Foram 459 cidadãos convocados para participarem neste sábado do programa da CNH Social MS. Esses convocados precisarão comparecer no Detran-MS no Pátio Central.
A convocação foi feita através do Diário Oficial na última terça-feira dia 29. A partir do comparecimento, será feito o encaminhamento e agendamento da avaliação psicológica.
Lista de convocados para a CNH Social MS
Segundo Elijane Coelho, diretora de educação para o trânsito, neste momento todos os beneficiários precisam ter paciência, pois é fundamental que eles fiquem atentos ao horário de atendimento. O horário correto já foi divulgado no Diário Oficial.
A ideia da divisão é evitar aglomerações e dar um maior conforto aos beneficiários, evitando também as filas longas, segundo a diretora. Além disso, ela deixa claro em sua fala que essa será a última chance para os convocados comparecerem.
Caso eles percam essa convocação, infelizmente, conforme as regras do programa, perderão o benefício. Já os cidadãos que foram atendidos no sábado dia 26, precisam aguardar uma comunicação oficial para ir em frente com o processo.
O que é a CNH Social?
Esse é um programa social que visa contribuir para que os cidadãos brasileiros possam ter sua habilitação de uma forma mais facilitada. Além disso, a ideia do programa é estimular os cidadãos a terem sua habilitação, evitando multas e demais problemas no trânsito.
Outro ponto importante é que, a partir da CNH social, os motoristas terão uma oportunidade a mais, se optarem por trabalhar no serviço de transporte, por exemplo.
O programa de CNH gratuita é para motoristas da categoria B. Porém, posteriormente, o condutor poderá acrescentar outras categorias sem o custo de taxas.
É importante dizer que para participar do programa é necessário que o motorista faça uma inscrição. No entanto, o benefício só está disponível em alguns estados brasileiros.
Estado brasileiros que o programa está disponível
Como já foi dito, o programa CNH Social não está disponível em todos os estados brasileiros. Apenas 18 estados estão participando, são eles:
- Espírito Santo;
- Acre;
- Goiás;
- Roraima;
- Mato Grosso do Sul;
- São Paulo;
- Tocantins;
- Pará;
- Paraná;
- Distrito Federal;
- Santa Catarina;
- Minas Gerais;
- Rio Grande do Norte;
- Amazonas;
- Mato Grosso do Norte;
- Pernambuco;
- Ceará;
- Piauí.
Quais são os requisitos para participar?
Por se tratar de um programa social é necessário cumprir alguns requisitos para ter acesso ao benefício, além de residir em um dos estados disponíveis. São eles:
- Ter a idade mínima para dirigir que é 18 anos;
- Renda comprovada de no máximo 2 salários;
- Estar a pelo menos um ano desempregado;
- Não ter registro de carteira CLT;
- Agricultores;
- Disponível para ex presidiários;
- Estudantes com desempenho excelente no ensino regular;
- Beneficiário do Auxílio Brasil;
- Trabalhadores de transporte público que querem regularizar seu documento.
Qual é a validade do documento?
A CNH Social tem a mesma validade da CNH comum. Sendo assim, houve recentemente uma alteração nas regras que agora segue a validade conforme a idade dos condutores. Confira:
- Motoristas de até 50 anos de idade, precisam renovar dentro de 10 anos;
- Motoristas que tem de 50 a 70 anos a renovação deve ser feita em 5 anos;
- Acima de 70 anos, a renovação deve ser feita dentro de 3 anos.
Vale destacar que o responsável pela CNH é o Departamento de Trânsito (Detran) referente a cada estado. Com isso, o cidadão que quiser participar do programa, precisa fazer uma inscrição e, em seguida, passar por um processo seletivo.
Cada departamento responsável pode decidir a quantidade de vagas disponíveis para o programa e, como já foi dito, ele ainda não contempla todos os estados brasileiros.
A inscrição pode ser feita através do próprio site do Detran e de forma totalmente online. Na inscrição, é necessário preencher todas as informações pedidas e incluir anexos de documentos pessoas e também de membros da família.
Para ficar por dentro de todas as datas, basta acessar o Diário Oficial ou acessar o site do departamento da região desejada.