Que existe uma contagem regressiva para o início de uma nova rodada do programa social, já é de se imaginar. No entanto, quando chega a confirmação de que milhares de beneficiários terão o Bolsa Família antecipado, a espera pode encurtar.
E é exatamente isso que vai acontecer com beneficiários de 55 municípios do Amazonas. Esse grupo poderá sacar o Bolsa Família a partir do dia 18 de outubro, independentemente do dígito final do Número de Identificação Social (NIS).
Vale destacar que o governo federal e a Caixa Econômica Federal bateram o martelo com a iniciativa, em razão da forte estiagem que castiga a Amazônia.
MINHA CASA MINHA VIDA: Consiga sua casa DE GRAÇA! Veja critérios
Bolsa Família antecipado
A saber, a confirmação do Bolsa Família antecipado neste mês aconteceu nesta quarta-feira (4), através do vice-presidente Geraldo Alckmin em visita a Manaus.
Infelizmente, ao todo, cerca de 500 mil pessoas no Amazonas, no Acre e em Rondônia foram afetadas pela seca extrema.
Como se sabe, o pagamento habitual do Bolsa Família acontece nos últimos dez dias úteis de cada mês e os beneficiários realizam o saque de acordo com o número final do NIS.
Contudo, a retirada antecipada para o primeiro dia do calendário contempla beneficiários dos municípios que tiveram estado de emergência decretado pelo governado estadual.
São eles: Alvarães, Amatura, Anamã, Anori, Atalaia do Norte, Autazes, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Borba, Caapiranga, Carauari, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Eirunepé, Envira, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Iranduba, Itacoatiara, Itamarati, Itapiranga, Japurá, Juruá, Jutaí, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Manicoré, Maraã, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Pauini, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Iça, Sao Paulo de Olivença, Sao Sebastiao do Uatumã, Silves, Tabatinga, Tapauá, Tefé, Tonantins, Uarini, Urucará e Urucurituba.
Veja também: Lula sanciona o Desenrola Brasil; veja como funciona o programa que permite negociar dívidas
Dinheiro na mão
Desse modo, as famílias que recebem o benefício em conta Poupança Social Digital, poderão movimentar os valores pelo aplicativo Caixa Tem, sem necessidade de ir até uma agência.
Com ele, é possível fazer saques nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento, por meio da geração de token diretamente no aplicativo.
Além disso, com o cartão de débito virtual do Caixa Tem também é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos, por meio de maquininhas de cartão.
Ainda mais, o beneficiário ainda tem a opção de fazer transferências por PIX, além de realizar o pagamento de contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas.
Por fim, com o cartão do programa Bolsa Família é possível receber o benefício nas unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento. Caso o beneficiário não possua o cartão, os valores podem ser sacados nas agências da Caixa, com a apresentação de documento de identificação com foto.
Com informações da Agência Brasil
Leia ainda: Pente fino do Bolsa Família: Número de cortes no programa IMPRESSIONA