Quem acompanha o Brasil 123 sabe que o quarto lote de restituição do IR (Imposto de Renda) teve o pagamento realizado no dia 31 de agosto.
Assim, de acordo com informações da Receita Federal, mais de 6 milhões de contribuintes receberam cerca de R$ 7,5 bilhões no total.
Então, diante da conclusão desta etapa, o questionamento passa para a programação do lote futuro.
Siga a leitura e confira quando será o novo pagamento.
VEM MAIS POR AÍ! Confira os próximos feriados de 2023!
Restituição do IR
De acordo com a Receita Federal, ao todo, neste ano, são 5 lotes de restituição do IR.
Consulte a programação:
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.
Vale lembrar que geralmente a consulta do lote é aberta uma semana antes da data do pagamento. Sendo assim, você conseguirá verificar a partir do dia 22 de setembro.
Como vou receber a restituição do IR?
É importante lembrar que o pagamento da restituição do IR é realizado na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração, de forma direta ou por indicação de chave PIX.
Ainda mais, vale lembrar que a conta precisa estar no nome do declarante, admitidas as exceções no caso de contribuinte falecido, menor de idade, incapaz ou com saída definitiva do país.
No entanto, se por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal Banco do Brasil ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Confira também: Mega-Sena ACUMULADA vai pagar prêmio MILIONÁRIO neste sábado (9)! Confira o valor
O que aconteceu para eu ainda não ter recebido?
Se a grana ainda não caiu na sua conta, o primeiro passo é verificar a situação da sua restituição. A consulta pode ser feita pelo extrato da declaração, por meio da página “Imposto de Renda”.
A saber, de acordo com a Receita, entre os principais motivos para o não recebimento da restituição do Imposto de Renda estão:
- Ainda não chegou o seu momento: Neste caso, o Fisco aconselha que o contribuinte fique atento ao cronograma de recebimento da restituição;
- Você está em malha fiscal;
- Você está em malha débito, ou seja, possui dívidas e sua restituição será utilizada para compensá-las;
- As informações de sua conta bancária estão erradas ou a conta foi encerrada.
Veja ainda: ÚLTIMOS pagamentos do Calendário INSS acontecem HOJE (8); veja quem recebe