Saiba que existe possibilidade de reaplicação das provas do ENEM, desde que atenda a algumas condições específicas. Por isso, hoje vamos tratar deste assunto, que está gerando muitas dúvidas entre as pessoas que não conseguiram realizar o ENEM.
O candidato pode solicitar a realização das provas do ENEM tanto na 1ª etapa quanto na 2ª etapa, ou nas 2 etapas. Mas estará aberta somente para pedir a replicação das provas, segundo o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), após finalizar o 2º dia de realização.
A partir da solicitação, e considerando a justificativa, é possível o deferimento ou não. Havendo deferimento, haverá uma nova data para a realização, que pode incidir sobre 1 ou as 2 provas que não foram feitas.
Quem são os candidatos que podem pedir a reaplicação da prova do ENEM 2022?
Segundo regulamentação da realização do exame do ENEM 2022, e informações concedidas pelo INEP, os candidatos que podem solicitar a realização das provas do ENEM 2022, são aqueles que foram impedidos da realização, justificando os seguintes motivos:
- Problemas de cunho logístico: influências do tempo climático (que impossibilitaram a realização da prova tendo em vista que a infraestrutura local); queda de energia elétrica (que impossibilitou a leitura das provas); deficiências nos dispositivos eletrônicos disponíveis ao candidato (como leitor de tela, computadores, ou acessórios especiais);
- Doenças infectocontagiosas: são os casos de tuberculose, coqueluche, difteria, doença causada por Haemophilus influenza; meningite, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19.
No caso destas doenças, é preciso comprovar com atestado médico, e recomenda-se que todos os candidatos que estiveram doentes na semana anterior à realização da prova, não compareçam e solicitem a reaplicação das provas do ENEM 2022.
Como efetuar o requerimento de reaplicação das provas?
Para efetuar o requerimento de reaplicação das provas do ENEM 2022 é preciso atender aos prazos delimitados e efetivar a solicitação na Página do Participante. Se o requerimento tiver o motivo de problemas de cunho logístico, o solicitante deverá justificar a ausência. Em seguida, deverá se reportar à sala e ao local de realização da prova, que será conferida nas observações da ata de realização da prova.
Mas, se o motivo for o segundo caso, além de escrever a justificativa, o solicitante deverá anexar um atestado médico legível que ateste a doença.
Assim, este documento deverá conter:
- Nome completo do candidato;
- Diagnóstico e a descrição da condição do motivo da solicitação e/ou constar o CID (Classificação Internacional de Doença);
- Identificação e assinatura do médico responsável, com o número do registro do CRM (Conselho Regional de Medicina), ou do MS (Ministério da Saúde).
Por fim, quando o requerimento de reaplicação da prova do ENEM 2022 pode ser feito? Segundo o INEP, a solicitação de replicação das provas do ENEM deve ser feita até 5 dias úteis depois do último dia de realização.