No início do próximo ano, as empresas passarão a adotar o pix do FGTS. Esta modalidade iniciou sua fase de testes no dia 19 deste mês, contudo, já tem o seu planejamento desde o ano de 2019. O objetivo da digitalização do sistema do FGTS é agilizar os processos e realizar a diminuição dos custos.
A fim de criar esta plataforma, já ocorreu um investimento de quase cem milhões de reais. E as expectativas com esse investimento é que haja diminuição das burocracias e mais transparência dos processos. Principalmente agilidade, pois um processo que poderia levar até cinco dias úteis passará a ser imediato.
Quer saber mais sobre esta nova plataforma? Então, continue a leitura deste texto pois está repleto de informações sobre o pix do FGTS.
Como funcionará o pix do FGTS?
Em primeiro lugar, é válido destacar que os movimentos para esta mudança acontecem desde o ano de 2019. Bem como, a digitalização do sistema do FGTS conta com um investimento de mais de 99 milhões de reais.
Este novo sistema de pagamento do FGTS tem por objetivo tornar as transferências menos burocráticas e mais rápidas. Afinal, os procedimentos que costumam levar de três dias úteis até cinco dias úteis, passarão a ser instantâneos. Outro objetivo deste novo sistema é a diminuição da inadimplência.
O pix do FGTS irá permitir a geração das guias no mesmo lugar, substituindo, portanto, os sistemas SEFIP e GFIP. Todavia, a plataforma irá usar a mesma base para o banco de dados, o eSocial. Sendo assim, irá individualizar os débitos desde o início utilizando o CPF para identificar cada trabalhador.
Quais as vantagens do pix do FGTS?
Este novo sistema contará com diferentes pontos positivos. Por exemplo, será possível emitir guias rápidas e personalizadas. Assim como, terá a possibilidade de consultar o extrato dos pagamentos que as empresas realizaram e ainda contará com extrato individual dos pagamentos.
Outra vantagem do pix do FGTS é a consulta dos débitos em aberto. Da mesma maneira que o pagamento de multa de indenização no caso da dívida de remuneração do período em que a pessoa trabalhou.
Da mesma maneira que trará facilidades como agilidade dos processos, diminuição dos custos operacionais. Também trará mais transparência, buscará eliminar a inadimplência, diminuir as burocracias e facilitar a fiscalização por parte do governo.
Quando começará essa nova modalidade?
O sistema começou os seus testes no dia 19 de agosto e eles continuarão pelos próximos dias, tendo seu fim no dia 10 de setembro. A previsão é que o pix do FGTS tenha início no mês de janeiro de 2024.
Atualmente, o recolhimento do FGTS se dá por meio de canais que a rede bancária conveniada disponibiliza. Por exemplo, através do Internet Banking ou então autoatendimento. É, portanto, através destas plataformas que ocorre o pagamentos dos documentos do Fundo de Garantia como o DAE e o GRF.
Vale ressaltar que é possível, também, utilizar as unidades lotéricas para o recolhimento, no entanto, o valor não deve ultrapassar dois mil reais.
O que você achou desta nova plataforma que utilizará o pix do FGTS? Compartilhe conosco a sua opinião deixando um comentário abaixo!