O Bacen pretende tornar oficial o Pix crédito, essa é uma modalidade que alguns bancos privados já oferecem como forma de pagamento, entretanto é um arranjo da própria instituição financeira para seduzir clientes e conta com altas taxas.
Sendo assim a maior autoridade financeira do Brasil, o BCB (Banco Central) responsável por gerenciar o Pix, anunciou a novidade.
Assim, a mudança nessa forma de pagamento instantâneo que muitos brasileiros já vêm utilizando, têm potencial para agradar milhões.
Embora ainda não tenha data, o Banco Central já deu o tom de como deve funcionar a modalidade após a implementação do PIX Crédito.
De acordo com a autoridade financeira, a nova forma de pagamento pode vir a se tornar o principal meio de pagamento dos brasileiros no futuro.
Quer saber mais sobre essa alteração no pagamento instantâneo que já virou queridinho dos brasileiros? Continue a leitura até o final!
Por que o Pix crédito tem tudo para agradar
Analisando o histórico do PIX, que em pouco tempo chegou ao conhecimento da ampla maioria da população. Além disso, o formato de pagamento agradou em cheio milhões de brasileiros, conquistando muita gente, de maneira especial pelo detalhe de realizar pagamentos instantâneos.
Então, a sua forma prática e rápida, garantiu o seu uso cada vez mais intenso pelos brasileiros. Tudo leva a crer que o Pix crédito deve seguir a mesma toada, vindo a se tornar a principal forma de pagamento.
Pois, isso era o que faltava ao PIX, que até o momento, não oferecia a possibilidade de pagar débitos no crédito.
Desse modo, não pode substituir o cartão de crédito, que segue firme como a maneira de efetuar pagamento com maior uso pela população. Principalmente, em situações em que não se tem o dinheiro suficiente na conta bancária ou na carteira, para efetuar a operação.
Proposta do Bacen para o oficialização do Pix crédito
Primeiramente, vale ressaltar que o Banco Central propõe no momento oficializar o PIX Crédito, uma vez que de maneira não oficial a modalidade já existe. Desse modo, ela passa a englobar as duas formas de pagamento com maior uso pela população brasileira. O objetivo é fazer com que o PIX passe a ter as mesmas funcionalidades do cartão de crédito. Contudo, para poder acessar a modalidade, haverá a necessidade de cumprimento de requisitos pelo cidadão.
Assim, a ideia proposta pelo Bacen é que no futuro, o brasileiro deixe de utilizar os cartões de crédito, conseguindo realizar as funções de débito e crédito, no próprio PIX.
As mudanças no pagamento instantâneo de acordo com o BCB
Por fim, apesar de aventar a possibilidade da implementação do Pix crédito, até agora, não houve definição de uma data para essa ação. Ou seja, Roberto Campos Neto, presidente da instituição, não deu garantia de nenhum prazo para o lançamento dessa nova modalidade.
Entretanto, entidades como Nubank e Picpay já colocam à disposição de seus clientes esse formato de transação. Porém, é mais uma estratégia para atrair novos clientes.
Todavia, é preciso estar atento, uma vez que as taxas de juros são bem elevadas, em algumas situações chegam ao patamar de 10% do valor do pagamento.
Você acredita que com a implantação do Pix crédito, essa modalidade de pagamento pode realmente assumir o lugar dos cartões de crédito? Comente conosco.