A Globo exibirá o último debate presidencial do segundo turno nesta sexta-feira (28). Apresentada pelo jornalista William Bonner, a sessão vai ao ar às 21h30, após a novela “Travessia”. A campanha de Lula quer incluir Geraldo Alckmin, André Janones, Simone Tebet e Marina Silva em sua comitiva ao debate. Do lado de Bolsonaro, o ex-juiz Sérgio Moro, que foi ministro da Justiça no atual governo, deve acompanhar Bolsonaro no debate.
Comitiva dos candidatos para o debate
Bolsonaro
Moro renunciou ao cargo de ministro da Justiça em 2020, citando a interferência de Bolsonaro na Polícia Federal. Mais tarde, ele afirmou que o presidente havia renegado sua promessa de combater a corrupção “sem proteger ninguém”, referindo-se explicitamente aos esforços do presidente para proteger seus filhos da investigação. Este ano, porém, os dois estão próximos novamente, com Moro até fazendo sua estreia política no anúncio político de Bolsonaro.
Lula
Janones desistiu da candidatura presidencial antes do primeiro turno para se tornar estrategista digital da campanha de Lula. Por meio das redes sociais, o deputado federal promoveu a militância petista e irritou opositores, tornando-se a peça central na corrida do ex-presidente ao Palácio do Planalto.
Após terminar em terceiro no primeiro turno, com quase 5 milhões de votos, a senadora Simone Tebet vem trabalhando para ajudar a campanha do candidato do PT no segundo turno. A senadora declarou que ainda critica o PT, mas disse estar “do lado certo”. Segundo a senadora, a partir do momento em que viu um candidato ser democrata e o outro não, ficou com apenas uma opção de apoio político. Além disso, Tebet comenta que ela é muito menos diferente de Lula do que o atual presidente.
Regras do debate
No debate, cada candidato será responsável por controlar seu próprio tempo para cada bloco, dividido em perguntas, respostas, réplicas e refutações. Este tempo não pode ser “ocupado” sem que todo ele seja usado para o próximo bloco. Além disso, ao longo do debate, os candidatos presidenciais terão direito de resposta se forem atacados pessoalmente por seus oponentes. Ao solicitar, os candidatos simplesmente devem levantar as mãos silenciosamente.
Por fim, o debate será dividido em quatro seções, dois tópicos livres e dois tópicos específicos, exceto para consideração final.
Sobre os blocos do debate
Primeiro bloco
O debate começa com um confronto direto entre os candidatos presidenciais. Eles terão 15 minutos para gerenciar perguntas, respostas e refutações. Conforme definido em sorteio, Bolsonaro será o primeiro a perguntar.
Segundo bloco
Por duas rodadas de 10 minutos, os candidatos terão o direito de escolher um tema já definido pela Globo. Desse modo, cada candidato presidencial terá 5 minutos em cada rodada.
Terceiro bloco
Essa será a mesma dinâmica do confronto direto no primeiro bloco, com 15 minutos para cada candidato realizar perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Contudo, desta vez, Lula começará a perguntar.
Quarto bloco
Do mesmo modo que o segundo bloco, haverá duas rodadas de 10 minutos do quarto bloco do debate presidencial, onde o tema será definido e escolhido pelo candidato à presidência. Cada candidato terá 5 minutos por rodada. Ao final deste bloco, cada candidato terá 1 minuto e 30 segundos para considerações finais.