A suspensão da emissão de passaportes no Brasil causa muitas dúvidas e preocupações entre os brasileiros.
Afinal, sem o documento, não é possível fazer viagens internacionais, sejam elas de férias, trabalho ou estudos.
Então, os planos de viagem de quem ainda não tem passaporte serão forçados a serem adiados.
Além disso, essa suspensão também preocupa o setor de turismo internacional, além de companhias aéreas e outros ramos atrelados às viagens para fora do país.
E se você também tem dúvidas sobre esse assunto, fique conosco e leia até o final. Hoje falaremos tudo sobre a suspensão da emissão de passaportes no Brasil.
Suspensão da emissão de passaportes no Brasil
A emissão desse documento, com validade de 10 anos e é aceito como documento de identificação pessoal com foto no mundo todo, é feita no Brasil pela Polícia Federal.
Agora, segundo a própria PF, a emissão de passaportes está suspensa por tempo indeterminado.
A suspensão começou a valer no último dia 19 de novembro, sexta-feira. Ainda conforme a PF, essa suspensão se deve à falta de recursos financeiros destinados não só ao processo de emissão em si, mas também ao controle de migração.
Se você precisa do documento e quer saber mais sobre a suspensão da emissão de passaportes no Brasil, continue lendo, pois vamos esclarecer alguns pontos importantes.
Quem já tinha atendimento agendado será atendido?
Sim. Se você já havia feito o agendamento do atendimento, seja online ou presencial, ainda poderá continuar com o processo.
Desse modo, você deve reunir os documentos e continuar cumprindo todas as exigências determinadas para a emissão do seu passaporte.
No entanto, mesmo que você possa seguir com os trâmites e cumprir todas as etapas da solicitação, a entrega do seu documento não tem data prevista para acontecer.
E quem foi atendido até o dia 18 de novembro?
Outra dúvida recorrente entre a população é quanto aos atendimentos em que foram feitos até o dia 18 de novembro. Ou seja, um dia antes da suspensão da emissão de passaportes no Brasil entrar em vigor.
Nesse caso, se você foi atendido e completou a solicitação até esta data, pode ficar tranquilo: o envio do seu documento será feito normalmente, pelas vias normais e dentro do prazo que a Polícia Federal estipulou.
Quando a emissão de passaportes retorna no Brasil?
Ainda não há uma data estipulada para que a suspensão acabe e a emissão de passaportes volte ao normal em nosso país.
No entanto, a Polícia Federal diz estar trabalhando em conjunto com o Governo Federal para tentar encontrar uma solução para esse problema.
O intuito, segundo o órgão, é voltar o mais brevemente possível a emitir os passaportes.
Afinal, a impossibilidade de viajar para fora do Brasil deve afetar muitas pessoas, empresas e causar um grande impacto econômico para o nosso país.
Dessa forma, é esperado encontrar uma solução rapidamente e que a situação atípica não se estenda por muito tempo.
Então, se você pretendia emitir seu passaporte com urgência, saiba que será necessário esperar que isso se resolva.