Na quinta-feira passada, dia 24, a Receita Federal liberou a consulta ao quarto lote de devolução do Imposto de Renda 2023. Quem enviou suas informações como contribuinte individual pode conferir se vai receber dinheiro de volta no próximo lote.
A espera que muita gente estava tendo, após mandar suas informações para o governo, está quase acabando. O pagamento do quarto lote de devolução do Imposto de Renda para pessoas físicas vai acontecer nesta semana. Isso quer dizer que os contribuintes só precisam esperar um pouco mais para receber o dinheiro.
Neste ano, a Receita Federal recebeu cerca de 41,15 milhões de declarações. Foi mais do que eles esperavam inicialmente. Em resumo, tiveram 1,6 milhão de documentos a mais do que previam, já que esperavam receber 39,5 milhões de documentos em 2023.
Assim, conforme o que a Receita divulgou, 60% das pessoas que mandaram suas informações vão ter algum dinheiro devolvido no Imposto de Renda 2023. Isso quer dizer que a maioria das pessoas que mandou as informações vai receber de volta um pouco de dinheiro.
Por isso, é muito importante ficar de olho em todas as informações sobre a restituição.
Quem irá receber o quarto lote de restituição do Imposto de Renda?
O quarto lote de restituição do Imposto de Renda vai abranger cerca de 6,1 milhões de pessoas que pagaram o imposto. Portanto, isso inclui tanto aquelas que têm prioridade estabelecida por lei quanto aquelas que não têm.
Resumidamente, a Receita Federal vai distribuir um total de R$ 7,5 bilhões para grupos com alguma prioridade segundo a lei, além de pessoas que não têm prioridade, mas que enviaram suas declarações antes do prazo.
Assim, confira abaixo quem vai ser contemplado no quarto lote:
- 11.160 idosos com mais de 80 anos;
- 86.427 pessoas entre 60 e 79 anos;
- 9.065 contribuintes com deficiência física, mental ou doença grave;
- 30.453 contribuintes que obtêm a maioria de sua renda como professores;
- 219.288 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida ou optaram pela restituição via PIX;
- 5.761.117 milhões de contribuintes sem prioridade, que enviaram suas declarações do Imposto de Renda 2023 até 29 de março.
Veja também: Receita emite um AVISO sobre o próximo lote de restituição do Imposto de Renda 2023
Como consultar?
A Receita Federal estabeleceu há bastante tempo o cronograma para devolver o dinheiro do Imposto de Renda em vários lotes ao longo do ano. A cada ano, isso beneficia milhões de pessoas.
Tradicionalmente, o órgão permite que as pessoas vejam se vão receber uma semana antes de efetivamente pagar o dinheiro. Isso significa que você só consegue saber se vai receber na semana que antecede o pagamento.
Em resumo, a Receita Federal liberou a consulta na quinta-feira passada (24), e o dinheiro será depositado amanhã (31).
Portanto, se você quiser conferir se vai receber dinheiro nesse lote, basta ir ao site da Receita Federal, informar seu CPF e data de nascimento. Depois, clique em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar Restituição”.
Além disso, você também pode usar o aplicativo Meu Imposto de Renda.
Lembrando que você pode fazer uma consulta completa do status das suas declarações. Para isso, acesse o extrato de processamento pelo e-CAC e veja se tem algum problema ou erro nos seus documentos.
Veja também: Come-cotas: veja como funciona o imposto que agora incide em fundos exclusivos
Calendário de pagamento do Imposto de Renda 2023
A devolução do dinheiro do Imposto de Renda 2023 acontece uma vez por mês. Basicamente, a Receita Federal faz os pagamentos no último dia útil de cada mês, beneficiando diferentes grupos a cada mês.
Assim, os pagamentos começaram em maio, o último mês para entregar as declarações do Imposto de Renda, e vão continuar até setembro. No total, são cinco meses de restituição do imposto de renda.
Aqui estão as datas em que os pagamentos dos lotes de restituição do Imposto de Renda 2023 vão ocorrer:
- 1º lote – 31 de maio (já foi pago);
- 2º lote – 30 de junho (já foi pago);
- 3º lote – 31 de julho (já foi pago);
- 4º lote – 31 de agosto;
- 5º lote – 29 de setembro.
Veja também: Restituição do Imposto de Renda sai AMANHÃ (31)! Veja se está no 4º lote