O CADÚnico é um banco de dados que o Governo Federal utiliza para distribuição de renda feita pelos auxílios à população carente. Dessa forma, as famílias que constam no cadastro são aquelas em situação de pobreza ou extrema pobreza. É importante se cadastrar para ter acesso aos benefícios do CADÚnico, ou seja, que são direcionados a famílias que constam nesse banco de dados. E eles são muitos. Veja quais são, ao prosseguir com a leitura.
Água para Todos
Esse programa existe desde 2011 e visa criar reservatórios que atendam à demanda de água de certas pessoas. Quais sejam, aquelas que moram em zonas rurais, sem acesso ao abastecimento de água.
Aposentadoria para pessoas de baixa renda
Aquelas pessoas que são desempregadas ou não possuem um rendimento têm direito a aposentadoria pelo INSS. Essa valor não se confunde com o BPC, cuja apresentação se dá a seguir.
Benefício de Prestação Continuada
O Benefício de Prestação Continuada é um dos benefícios do CADÚnico mais famosos. Isso porque ele garante um valor mensal aos idosos com mais de 65, bem como às pessoas com deficiência em qualquer idade, que sejam incapazes de se sustentarem.
Bolsa Família
O Bolsa Família é o programa que iniciou este ano, com o repasse de R$600,00 a milhões de famílias brasileiras. Ele ficará no lugar do antigo Auxílio Brasil.
Bolsa Verde
O Bolsa Verde se trata de uma quantia designada àquelas famílias que residem em áreas de preservação, para que cuidem do local. Portanto, o dinheiro é uma forma de incentivo à manutenção da natureza, sendo o único dos benefícios do CADÚnico destinado a este fim.
Cartão do Idoso
Este cartão fornece acesso gratuito aos idosos de baixa renda a transportes interestaduais, com duas cadeiras por veículo. Além disso, através dele também é possível conseguir desconto de 50% em passagens de ônibus municipais, em alguns casos.
Casa Verde e Amarela
Este é um programa habitacional que o governo criou para permitir o acesso a moradias. Portanto, ele visa atender necessidades habitacionais da população carente.
ID Jovem
A ID Jovem é um documento fornecido aos jovens que possuem entre 15 e 29 anos, para que frequentem a alguns locais pagando a meia entrada. Por exemplo, cinema e teatros. Além disso, ele garante passagens interestaduais gratuitas ou com desconto.
Tarifa social
A Tarifa Social, ou Taxa de Energia Elétreica (TSEE) é um desconto que as famílias têm direito, que varia de 65% a 100% da taxa da conta de luz.
Outros benefícios
Por fim, os benefícios do CADÚnico abrangem, ainda, o Fomento às atividades de produção rural e a Isenção de taxa em concursos públicos. Além disso, ele garante a muitas pessoas acesso ao Programa de Cisternas, ao Programa Brasil Alfabetizado e ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Ainda, famílias cadastradas podem participar do Programa Nacional de Crédito Fundiário, do Programa Nacional de Reforma Agrária e do Telefone Popular Carta Social.
É importante frisar que o mero cadastro no CADÚnico não dá acesso a todos esses benefícios. É preciso que, além disso, a família cumpra os requisitos para o recebimento de cada um deles.