Estamos vivendo um momento de alta inflação e muitas vezes é necessário ter um dinheiro extra. Saber que alguns valores “esquecidos” em contas do Fundo de Garantia podem ser sacados, dá uma esperança aos trabalhadores que estejam precisando desse extra.
Dessa forma, é importante que os trabalhadores estejam atentos às atualizações e publicações do Governo Federal e da Caixa Econômica Federal (CEF), pois pode ser que tenham algum valor em conta e pode se encaixar nos requisitos para saque e não sabe.
Nesse artigo vamos ensinar como fazer a consulta para saber se você possui algum valor esquecido e em quais situações ele pode ser sacado. Confira.
Lucro do FGTS: Novos valores podem ser sacados
O Lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma modalidade que permite ao trabalhador receber uma parte da rentabilidade dos valores presentes nas contas do fundo.
Em 2021 foi aprovado que fosse feito o repasse de R$ 8,12 bilhões de lucro aos trabalhadores com contas ativas e inativas do Fundo de Garantia. No entanto, só terão direito aos repasses os trabalhadores que até 31 de dezembro de 2021 tinham valores nas contas do fundo. Isso quer dizer que quem sacou o FGTS depois desta data, seja por ter sido demitido sem justa causa ou para compra da casa própria, não perde o direito do rendimento.
Como consultar se tenho direito ao Lucro do FGTS?
Os trabalhadores que possuem contas, sejam ativas ou inativas, do FGTS, podem consultar se tem parte do lucro de três formas online:
- Pelo aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS;
- Pelo site da Caixa Econômica Federal em fgts.caixa.gov.br;
- Pelo Internet Banking Caixa, para os trabalhadores que são clientes do banco.
Além dessas formas, a Caixa disponibiliza dois telefones para contato:
- Para capitais e regiões metropolitanas: 3004-1104;
- Demais regiões: 0800-726-0104.
Banco Central: Como saber se tenho valores esquecidos?
Neste ano, o Banco Central lançou uma plataforma que permite que os cidadãos pudessem consultar se há algum valor esquecido em instituições bancárias.
O dinheiro que estiver disponível pode ser, dentre outros motivos:
- De contas bancárias que foram canceladas e que ainda possuíam saldo;
- De tarifas cobradas indevidamente;
- De recursos referentes a consórcios finalizados.
Como consultar os valores esquecidos do Banco Central?
O Banco Central deu o nome à plataforma de Sistema de Valores a Receber (SVR). Ela pode ser acessada pelo link https://valoresareceber.bcb.gov.br/.
No entanto, a página encontra-se fora do ar com a seguinte mensagem:
PIS/PASEP também pode ter valores esquecidos
O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) são abonos pagos aos trabalhadores com cadastro, em um desses programas, por pelo menos cinco anos.
Existem algumas regras e requisitos para se ter direito a esses abonos. Entretanto, muitos trabalhadores possuem valores esquecidos em suas contas do PIS/PASEP e não sabem. Os recursos até então disponíveis são referentes aos anos de 2019 e 2020.
Saiba como consultar se tem valores do PIS/PASEP para saque
Existem duas formas simples para a consulta de valores do PIS/PASEP.
A primeira delas é o trabalhador ligar para o número 158 e informar os dados que forem solicitados. A segunda, é por meio da Carteira de Trabalho Digital.
Para isso, é preciso que o trabalhador baixe o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS, e faça o login com CPF e senha da conta gov.br. Se ainda não possui uma conta gov.br acesse essa matéria e saiba como fazer.
Após ter feito o login de acesso ao aplicativo, basta selecionar o serviço “Benefícios” e logo em seguida clicar em “Abono Salarial”. Então, será exibido se o trabalhador está ou não habilitado a ter direito ao benefício.
Os beneficiários do PASEP (trabalhadores do setor privado) podem consultar a situação por meio dos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem, além do link disponível pelo Banco do Brasil.
Leia também: Concurso do INSS e Receita Federal: Confira as atualizações publicadas
Cade o dinheiro do retroativo de direito também