Hoje nós vamos passar algumas informações para que saiba se você faz parte do grupo de pessoas que receberá o novo seguro-desemprego. Como todos já devem saber, o seguro-desemprego é um benefício destinado a trabalhadores que venham a perder seus empregos sem justa causa.
Com as mudanças no valor do salário mínimo que aconteceram no início de maio, o piso do seguro-desemprego também teve algumas modificações, e para que você entenda melhor quem tem direito ao novo seguro-desemprego, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar.
Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final, para saber de tudo o que precisa sobre o novo seguro-desemprego e quem receberá.
Quem pode receber o seguro-desemprego?
O seguro-desemprego é uma importante garantia para quem está em busca de recolocação no mercado de trabalho, pois oferece uma ajuda financeira durante um período em que o indivíduo está em uma situação difícil.
No entanto, conforme já dito anteriormente, algumas mudanças foram feitas no valor do benefício, e com isso, muitas dúvidas estão surgindo entre os trabalhadores sobre quem poderá receber o novo seguro-desemprego.
Em primeiro lugar, é importante entender que quem perdeu o emprego antes das mudanças acontecerem será reger-se-á pelas regras anteriores. De acordo com as regras, para ter direito ao seguro-desemprego o trabalhador precisa cumprir os seguintes requisitos:
- Na primeira vez em que solicita o benefício: ter trabalhado pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses que antecedem a demissão;
- Na segunda vez em que solicita o benefício: ter trabalhado pelo menos 9 meses nos últimos 12 meses que antecedem a demissão;
- A partir da terceira solicitação: ter trabalhado pelo menos 6 meses nos últimos 12 meses que antecedem a demissão.
Além disso, o trabalhador não pode receber nenhum outro benefício da Previdência Social, como aposentadoria ou pensão. Também não pode estar empreendendo, ou seja, ter aberto um negócio próprio.
Quem faz parte do grupo que receberá o novo seguro-desemprego?
O valor do piso do seguro-desemprego acompanha o salário mínimo. Com o aumento que aconteceu no início deste mês, o valor do benefício também sofreu modificações. Como o novo valor é de R$1.320,00, todos os trabalhadores que atenderem aos requisitos citados acima e que forem demitidos sem justa causa a partir da data da implementação do novo salário mínimo, terão direito ao novo seguro-desemprego.
É importante frisar que o seguro-desemprego é um direito do trabalhador e devemos vê-lo como uma importante ferramenta de proteção. Se você perdeu o emprego sem justa causa, não deixe de buscar todas as informações necessárias para solicitar o benefício. Procure se qualificar profissionalmente para aumentar as suas chances de se recolocar no mercado.
Agora que você já sabe se faz parte do grupo que receberá o novo seguro-desemprego, é só se informar como fazer a solicitação!