Em dias muito quentes, ou quando o quarto está muito abafado, nada como ligar o ventilador para dormir melhor. Você com certeza já ouviu falar que dormir com o ventilador ligado faz mal. Além disso, é comum as pessoas que dormem com vento no rosto com frequência acordam com dores de garganta, tosse, ou sintomas de resfriados. Mas o ventilador é mesmo ruim para a saúde? Por que acontece de aparecerem esses sintomas desagradáveis ao dormir com ele ligado no quarto? É o que você saberá no artigo abaixo!
Comidas ideais para quem está doente: veja algumas que não falham
O ventilador pode aumentar uma crise alérgica
Os ventiladores são amigos de muitas pessoas na hora de dormir, porque elas gostam do seu barulho, ou do vento. Além disso, em épocas de calor eles são ideais para diminuir a temperatura e tornar o sono melhor e mais profundo. Entretanto, dormir com o ventilador ligado faz mal à saúde. Mas por que isso acontece?
Primeiro, ao tomar vento durante toda a noite, especialmente em épocas secas, as vias respiratórias se ressecam. Por isso ao acordar as pessoas costumam estar com a garganta seca e coçando: falta de umidade.
Além disso, dormir com o ventilador ligado faz mal à saúde especialmente em épocas frias. Isso porque ele abaixa a temperatura corporal, provocando a maior incidência de dores físicas e também causando resfriados e alergias. Ao diminuir a temperatura do corpo, o ventilador também o torna mais suscetível à inflamações.
Tomar vento diretamente não é bom e faz com que você se levante mal, com alergias, dores nas costas e no pescoço, decorrentes da tensão provocada pelo frio direto.
Alternativas para dormir bem sem o ventilador
Agora você já sabe que dormir com o ventilador ligado faz mal. Entretanto, se não consegue desapegar deste aparelho para dormir, tente substituí-lo por outras coisas, de acordo com o motivo que te faz utilizá-lo. Por exemplo, se você dorme com ele ligado para refrescar o ambiente, opte por deixar a janela um pouco aberta. Ou até mesmo por utilizar um umidificador no quarto! Esta última opção, além de refrescar, faz bem à saúde, uma vez que a umidade do ar ideal para a respiração humana fica em torno de 40 a 60%!
Se você gosta de usar o ventilador por causa do som e acha que o barulho que ele faz é agradável para dormir, utilize sons em vídeos do Youtube, por exemplo. Os sons te farão dormir da mesma forma, mas não exporão você aos riscos causados pelo vento no rosto.
Em último caso, se você realmente não quiser ficar sem o ventilador, considere instalar o ventilador de teto. Ele é melhor porque não direciona o ar para você ou para o seu rosto, por isso tem efeitos menores no corpo. Dessa forma, eles fazem menos mal à saúde.
Por fim, agora que você já sabe que dormir com o ventilador ligado faz mal, evite-o e procure outros meios de substituí-lo que fazem melhor à sua saúde.