Diferentes pessoas poderão contar com a isenção do imposto sobre a propriedade de veículos automotores. Isto é, não precisarão pagar o IPVA em 2024.
Todavia, é importante ressaltar que este imposto é estadual, sendo assim, as regras podem variar de acordo com cada estado. Alguns deles permitem isenção do IPVA de acordo com a quantidade de anos que se passaram após a fabricação do veículo. Podendo, portanto, variar entre dez e trinta anos.
Quer saber quem não precisará pagar este imposto no próximo ano? Então, continue conosco na leitura deste texto pois traremos muitas informações sobre o IPVA.
O que é o IPVA?
IPVA é a sigla para o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Ele é um imposto que os estados e o Distrito Federal cobram. Além disso, eles destinam metade do valor ao município ao qual a placa do veículo pertence.
Ademais, este imposto serve para financiar serviços públicos como educação, saúde e segurança. Outro fator importante a ressaltar é que quando as pessoas adquirem um veículo, devem pagar o imposto apenas a partir de janeiro do ano seguinte à aquisição.
O valor do IPVA varia de acordo com o estado brasileiro e o tipo de veículo. Cada estado possui suas próprias alíquotas e formas de cálculo do imposto. Portanto, é importante verificar o site oficial do Departamento de Trânsito (Detran) de cada estado ou a Secretaria da Fazenda estadual para obter informações precisas sobre o valor específico do IPVA para cada veículo.
Quem não precisará pagar IPVA em 2024?
Como o IPVA é um imposto estadual, as regras variam de acordo com cada unidade da federação. Por isso, é preciso estar atento às determinações de cada estado para saber quem não precisará pagar IPVA em 2024. Por exemplo, no Rio Grande do Norte e no Amapá, os automóveis que tiveram sua fabricação há mais de dez anos estão isentos do imposto.
No entanto, a regra não é a mesma para estados como Amazonas, Espírito Santo, Sergipe, entre outros, incluindo o Distrito Federal, o tempo para a isenção é de quinze anos após a fabricação. Ainda é possível o estado do Mato Grosso, que concede a isenção a partir de dezoito anos após a fabricação dos automóveis. Já em São Paulo, Acre, Mato Grosso do Sul e Alagoas, a isenção ocorre apenas depois de vinte anos da fabricação do veículo.
Por fim, Santa Catarina e Pernambuco isentam veículos com mais de trinta anos de fabricação.
Como pagar IPVA em 2024?
É possível pagar IPVA em 2024 tanto à vista quanto parcelado conforme o calendário de vencimentos. Para realizar o pagamento, é necessário emitir uma guia para somente então efetuar o pagamento.
O primeiro passo é emitir uma guia pelo site da Secretaria da Fazenda. Basta selecionar a opção “emitir”. Em seguida, deve-se informar o código do Renavam do automóvel e informar a data do pagamento. O próximo passo é digitar o código que irá aparecer na imagem e finalizar a solicitação clicando em “consultar”.
Também é possível realizar este processo através do PIÁ.
Agora que você já sabe quem não precisará pagar IPVA em 2024, fique atento para garantir a isenção. Volte para mais informações.