Esta é a primeira semana de pagamento do Bolsa Família. Cerca de 21 milhões de famílias de baixa renda terão acesso ao depósito direto a partir de quinta-feira, 18 de março. Até 31 de janeiro, os depósitos continuarão normalmente. Por isso que hoje, vamos informar quando e como sacar o Bolsa Família 2023.
Auxílio Brasil ou Bolsa Família?
Embora os pagamentos tenham sido oficialmente vinculados ao Bolsa Família, o Auxílio Brasil continua sendo o programa ativo. Portanto, o público ampliado que começou a receber o benefício em dezembro de 2022 continuará recebendo além dessa data.
Neste momento, o governo Lula parece determinado a oficializar a mudança do Auxílio Brasil para o Bolsa Família. Nesse sentido, foi elaborada e submetida ao Congresso Nacional uma MP (Medida Provisória) com o objetivo de regulamentar o retorno da programação tradicional.
Os legisladores terão até o início de abril para rever a MP que, se aprovada, transformaria o Bolsa Família novamente em lei. Desse modo, o Auxílio Brasil continuará funcionando até que todas as providências necessárias sejam tomadas.
Quais as possíveis novas regras para o Bolsa Família?
Entre as primeiras promessas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o Bolsa Família 2023 estava a intenção de trazer de volta algumas das regras do antigo programa. Para isso, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, deverá se reunir com os ministros da Saúde e da Educação para coordenar as políticas.
A discussão ministerial visa restabelecer as regras de frequência escolar e atualizar as carteiras de vacinação das crianças das famílias beneficiárias do Bolsa Família 2023.
Benefícios do Bolsa Família para 2023
Foram garantidos pagamentos mensais de R$600,00 para o programa Bolsa Família 2023, hoje conhecido como Auxílio Brasil. Esse programa foi instituído pelo ex-presidente Lula. O petista também prometeu que o Vale Gás continuará com valor igual a 100% do preço médio nacional do botijão de 13 quilos a partir de fevereiro.
Embora o atual governo tenha mantido o Caixa Tem como principal plataforma de acesso ao Bolsa Família, os segurados ainda têm outras opções para receber os pagamentos.
Desde que o segurado possua o cartão Auxílio Brasil válido, o Bolsa Família vencido ou o Cartão Cidadão, o benefício poderá ser recuperado em espécie. Se você não tem cartão, ainda pode fazer uma compra com o Caixa Tem, simplesmente gerando um código.
Como sacar o Bolsa Família 2023?
O beneficiário pode optar por receber o pagamento de diferentes formas. Mas, as mais utilizadas são:
Agências da Caixa Econômica Federal
As agências da Caixa Econômica funcionam nos dias úteis das 10h às 15h. Dessa forma, existem três maneiras pelas quais um beneficiário pode retirar seus fundos do Bolsa Família do banco. Eles são:
- Saque na agência de atendimento ao cliente com identificação;
- Retirar fundos de uma carteira eletrônica usando um banco ou cartão de programa;
- Sacar sem cartão por ter um código gerado pelo Caixa Tem.
No entanto, beneficiários que não possuem o cartão do programa ou do banco podem sacar seus recursos do Bolsa Família em qualquer posto de atendimento da Caixa. Assim, você deve ir até a agência mais próxima entre 10h e 15h, portando seu documento de identificação com foto emitido pelo governo.
Usando o Caixa Eletrônico
Mas se um beneficiário preferir ter acesso imediato aos seus saldos, ele pode retirar seu benefício em um caixa eletrônico. Para tanto, é preciso ter em mãos, o cartão, seja do atual Auxílio Brasil ou do antigo Bolsa Família.