Você sabe qual valor isenta do Imposto de Renda 2023? Essa é uma dúvida muito comum entre os brasileiros, que acabam não sabendo se precisam ou não fazer a declaração anualmente. Apesar de ser uma obrigação, determinada por lei, a declaração do Imposto de Renda está limitada a alguns brasileiros, que possuem ganhos específicos durante os 12 meses do ano.
Então, se você também tem essa dúvida, não deixe de ler até o final e saiba tudo sobre esse assunto!
Imposto de Renda 2023, saiba mais
Todos os anos, geralmente nos primeiros meses, o Governo Federal determina que os brasileiros paguem um imposto, sobre todos os ganhos, sejam de pessoas ou empresas, é o chamado Imposto de Renda, ou IR. Esse valor é cobrado pela Receita Federal e é calculado de acordo com os rendimentos declarados.
Algumas pessoas estão isentas dessa obrigação, pois os rendimentos recebidos durante o ano não chegaram ao mínimo estipulado pelo Leão.
Para que serve o Imposto de Renda?
Além do valor que isenta do Imposto de Renda 2023, outra dúvida bastante comum entre os brasileiros é para que serve esse imposto. Segundo o Ministério da Fazenda, os valores arrecadados vão para áreas como saúde, educação e programas de transferência de renda, como o Auxílio Brasil, por exemplo.
Além disso, esses valores também contribuem com a infraestrutura, com a geração de novos empregos, com a cultura, com o esporte, com o saneamento e muito mais, já que a arrecadação pode chegar a casa dos trilhões de reais.
Quem precisa declarar o Imposto de Renda 2023?
Como já vimos, precisa declarar o Imposto de Renda quem teve os rendimentos acima de um valor específico, o que isenta alguns brasileiros dessa obrigação. Em 2023, o valor mínimo para declarar o IR é de R$28.559,70, ou seja, quem arrecadou mais do que isso em 2022 precisa fazer a declaração.
Essa regra é válida para todos os trabalhadores, sejam públicos ou privados, além dos aposentados e pensionistas do INSS.
Quem está isento de fazer a declaração do Imposto de Renda 2023?
Alguns brasileiros podem ficar livre da obrigação de fazer a declaração do Imposto de Renda 2023.
São eles:
- Aposentados ou pensionistas do INSS, ou trabalhadores assalariados que receberem menos de R$28.559,70 durante o ano de 2022;
- Pessoas que sofrem com doenças que são consideradas graves, como HIV, deficiências mentais ou cognitivas, problemas cardíacos graves, cegueira ou outras, das 12 patologias. Nesse caso, é preciso aprender laudo médico na hora de pedir a isenção;
- Brasileiros que têm seus rendimentos provindos de aposentadoria, pensão ou reforma.
Como fazer a declaração do Imposto de Renda 2023?
Para quem não entende do assunto, o melhor jeito de fazer a declaração é contratar um contador, para ajudar você no processo. Contudo, para quem deseja fazer sozinho, é possível fazer a declaração pelo aplicativo da Receita Federal. Para isso, basta ter seu informe de rendimentos e seus documentos pessoais, bem como os documentos de seus dependentes, se houver. O processo é bem simples e rápido.
Fique de olho nos prazos para fazer a declaração do Imposto de Renda 2023 e evite dores de cabeça com o Leão!