Com a utilização cada vez mais frequente de janelas de vidro em casa, as cortinas têm se tornado itens indispensáveis. Se você deixar a sua casa sem cortinas por um dia, certamente irá sentir falta dela. Mas será que a cortina que você utiliza em sua sala é a cortina ideal para o seu espaço? Bom, é isso que você descobrirá aqui. Continue lendo e saiba qual a melhor cortina para sua sala.
A cortina, além de desempenhar seu papel de proteger os móveis dos raios solares, impedir a entrada de luz excessiva e garantir que os moradores tenham privacidade, também deixa o lar mais aconchegante, acolhedor e bonito. Então, escolher bem uma cortina é uma tarefa muito importante.
Afinal, não basta escolher qualquer pedaço de tecido e pendurá-lo em sua parede. Pelo contrário, é preciso escolher o tecido certo, a cor certa e o tamanho ideal. Dessa forma, a cortina realizará sua função da melhor forma possível.
Qual a melhor opção de cortina para sua sala?
Para escolher o tipo de cortina ideal para o seu ambiente, é fundamental observar alguns pontos, como medidas da cortina, tipo de tecido e cor. Veja abaixo como observar cada um desses itens e escolha a cortina ideal para a sua sala de uma vez por todas.
Observe as medidas
A primeira coisa que você deve fazer antes de escolher a sua cortina, é medir a parede em que ela será colocada. Primeiro, meça a largura e a altura da área em que você colocará a cortina. O ideal é que você opte por cortinas mais longas, que vão desde o chão ao teto, pois esse tipo de cortina faz com que o ambiente fique mais elegante, além de ampliar também o pé direito da casa.
Opte por cortinas curtas apenas quando na região abaixo da janela há a presença de algum móvel que impeça a utilização de uma cortina longa. No que diz respeito à largura, você pode deixar uma sobra de vinte centímetros de cada lado, para bloquear a luz adequadamente.
Funcionalidade
Outro ponto que deve ser observado com atenção é a funcionalidade da sua peça. Para quê você quer colocar a cortina? Apenas para decorar, bloquear a entrada de luz ou trazer privacidade? Bom, tudo isso deve ser observado e a cortina deve ser adequada para cumprir com tais funções.
Cor
Geralmente, as cores que as pessoas mais preferem são as cores mais neutras, como é o caso do bege, rosé, branco e os tons de Off White. Essas cores não deixam o ambiente sobrecarregado e casam com qualquer tipo de decoração, devido à sua neutralidade. Porém, quando o objetivo é impedir que a luz entre, tons mais escuros são melhores.
Tecido
O tecido que mais se usa para cortinas em sala é o voil. Isso porque esse tecido é mais leve, possui boa fluidez e um excelente caimento. Mas além do voil, também é possível utilizar o algodão, a seda e o linho.