Os bancos digitais já se consolidaram como o queridinho do povo, pois são considerados um diferencial em virtude dos vários benefícios que oferecem. Em sua maioria, seu público é formado por jovens, diante da facilidade em usar os métodos tecnológicos.
As vantagens são várias, mas nem tudo são flores, pois também é possível observar algumas desvantagens nesse novo modelo. Isso porque, com a chegada de novas tecnologias e o uso em massa dos smartphones, o setor econômico precisou se desenvolver e se adaptar à nova realidade.
Foi então que começaram a surgir tantos bancos digitais, enquanto aqueles que já estavam no mercado, mas esquecidos há algum tempo, foram incrementados para se tornar mais atrativos. A grande aposta foi o suporte online, possibilitando que os clientes resolvessem toda a demanda pela internet e evitando que precisassem sair de casa e enfrentar longas filas em agências lotadas, chegando a esperar por horas para esclarecer simples dúvidas ou requerer algum serviço financeiro.
Isso quer dizer que, todas as demandas podem ser resolvidas pelo aplicativo dos bancos digitais. Por esta razão eles mantêm o atendimento via chat em horário comercial para atender seus clientes. Mas as ações não param por aí, pois além de otimizar o atendimento, o ponto chave dos bancos digitais no mercado financeiro é a economia por não terem agências físicas.
Assim, é possível aplicar a verba que seria investida em despesas como aluguel e manutenção do prédio, em serviços e benefícios para os clientes. Neste caso, na isenção da anuidade, taxa de serviços como transferências via TED e DOC, além de saques e depósitos gratuitos em alguns casos.
A desburocratização para abrir conta em bancos digitais também é um diferencial que facilita a fidelização de muitos novos clientes. Normalmente, agências físicas solicitam uma série de documentos do possível futuro cliente e, em alguns casos, até de conhecidos. É preciso apresentar toda uma papelada contendo cópias de documentos de identificação pessoal, residencial, financeira, e vários outros, para no final, correr o risco de não ser autorizado a abrir a conta bancária.
No entanto, no modelo online dos bancos digitais, esse procedimento é extremamente simples. Basta preencher um formulário virtual e anexar somente cópias digitais de documentos como o RG e CPF. Dentro de alguns instantes a conta já está aberta e pronta para movimentações financeiras. Pelo próprio aplicativo do banco o cliente consegue solicitar o seu cartão para transações físicas, seja em débito ou crédito.
Mas entre as desvantagens, está o fato de que nem todos se acostumaram às ferramentas digitais e conseguem utilizar os serviços com facilidade. Além do que, os atendimentos via chat do aplicativo do banco, e até mesmo por e-mail ou telefone, podem ser demorados e um pouco confusos. Diante disso, existe uma parcela da população que continua dando preferência pelo atendimento presencial, mas neste caso, não obterá êxito.
As falhas no sistema são algo às quais todo banco ou qualquer outra plataforma digital está suscetível. Neste sentido, o que tinha o propósito de facilitar a vida dos clientes, pode gerar um grande estresse.