Saber quais pagamentos do INSS podem acabar é muito importante para evitar que isso aconteça. Contudo, a maioria dos segurados não têm conhecimento sobre esse corte que o órgão pode fazer em seu benefício. Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para assim, você possa saber quais são os pagamentos do INSS que podem acabar.
Desse modo, você poderá se prevenir do corte e terá mais tranquilidade enquanto estiver recebendo o auxílio. Acompanhe a leitura até o final e confira!
Saiba quais pagamentos do INSS podem acabar
Bem como todos já devem saber, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável por garantir diversos benefícios aos cidadãos brasileiros, como aposentadorias, pensões, auxílios e outros. No entanto, é importante estar ciente de que órgão pode acabar cortando alguns desses pagamentos em determinadas situações.
Dessa maneira, os segurados devem estar cientes de quais pagamentos do INSS podem acabar, a fim de não ter surpresas desagradáveis. Assim sendo, confira abaixo alguns dos benefícios que o INSS mais corta:
1. Aposentadoria por invalidez
Primeiramente, um dos pagamentos do INSS mais cortados é a aposentadoria por invalidez, que consiste em um benefício destinado aos trabalhadores que se encontram permanentemente incapazes de exercer suas atividades laborais.
Entretanto, é preciso ficar atento, pois o INSS poderá suspender este benefício caso o segurado apresente melhora em seu quadro de saúde e esteja apto para retornar ao trabalho.
2. Auxílio-doença
Ademais, o auxílio-doença é um benefício que o INSS paga aos segurados que se encontram temporariamente incapazes de trabalhar devido a uma doença ou acidente. No entanto, é importante lembrar que o órgão também pode cancelar esse auxílio caso a perícia médica constate a recuperação do segurado ou se acabar o prazo que a autarquia estabeleceu para a concessão do benefício.
3. Salário-maternidade
Já o salário-maternidade é um benefício previdenciário que destina-se às trabalhadoras gestantes ou que acabaram de dar à luz. Contudo, vale ressaltar que o INSS pode cortar esse benefício se a segurada começar a trabalhar novamente durante o período de recebimento do salário-maternidade.
4. Pensão por morte
O INSS concede a pensão por morte aos dependentes de segurados falecidos. Porém, existem casos em que o pagamento desse benefício é interrompido, como no caso de novos casamentos ou uniões estáveis do dependente.
Além disso, a comprovação de que o dependente deixou de preencher os requisitos legais para receber a pensão pode levar ao corte dos pagamentos.
5. Benefício assistencial ao idoso e à pessoa com deficiência
Por fim, o benefício assistencial ao idoso e à pessoa com deficiência, também conhecido como BPC/LOAS, é uma ajuda financeira que o Governo paga às pessoas que não possuem meios de prover sua subsistência. Ademais, apesar de não ser um benefício previdenciário, e sim assistencial, é o INSS que realiza o pagamento e decide quem recebe esse benefício.
Assim sendo, o órgão pode interromper o pagamento do BPC/LOAS caso haja uma melhora na condição financeira do beneficiário ou se houver irregularidades na documentação fornecida durante o processo de solicitação.
Agora que você já sabe quais pagamentos do INSS podem acabar, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!