A micose é uma infecção causada, geralmente, por fungos, que é bastante incômoda. Geralmente, em épocas mais quentes, como o verão, é muito comum o surgimento de doenças de pele, como, por exemplo, a micose. Então, saiba quais os principais tipos de micose e entenda como tratar esse problema.
Com o aumento da temperatura, a umidade relativa do ar também aumenta, por isso, é comum que o indivíduo apresente sudorese e utilize roupas molhadas. Isso faz com que os fungos tenham um ambiente perfeito para dar início à proliferação, especialmente nas regiões de pele, unhas e cabelo.
Principais tipos de micose
As micoses classificam-se em diferentes tipos, de acordo com a forma e o local que se manifestam. Inicialmente, as micoses podem ser classificadas em micose superficial e micose profunda.
Micoses superficiais
As micoses superficiais se localizam nas regiões externas do corpo, ou seja, possuem uma localização superficial, surgindo, geralmente, na região da pele e das unhas. Esse tipo de micose não costuma apresentar riscos à saúde e surgem quando o clima está muito quente e úmido, com pouca presença de luz e com a presença de matéria orgânica, que proporciona o crescimento dos fungos.
O pano branco, nome popular da pitiríase versicolor, é um dos tipos mais comuns de micose superficial. O fungo responsável por causar o pano branco faz parte do grupo de microrganismos naturais da pele dos indivíduos, mas existem algumas pessoas que possuem predisposição genética para desenvolver essa doença.
Micoses profundas
As micoses profundas correspondem aos casos mais graves de micose. Nesse tipo da doença os órgãos internos podem ser invadidos, levando o indivíduo a óbito, em casos mais graves. Geralmente, as micoses profundas surgem quando os pacientes se encontram com o sistema imune muito deficiente, como ocorre em casos de AIDS ou câncer, por exemplo.
Micose de unha
As micoses de unha também são muito comuns, mas costumam surgir mais nas unhas dos pés, deixando-as deformadas, espessadas e com coloração amarelada. O tratamento desse tipo de fungo é feito por meio da utilização de antifúngicos, que podem ser ingeridos na forma de comprimidos, esmaltes ou pomadas. Outra opção para tratar os fungos é a utilização de laser.
Candidíase
A candidíase é uma doença cujo agente etiológico é o Candida albicans. Esse fungo está presente de forma natural na área da boca e na região genital, no entanto, quando a imunidade cai, quando o indivíduo possui a higiene deficiente ou após tratamentos com medicamentos corticoides ou antibióticos, a presença desse fungo aumenta, o que leva ao surgimento da candidíase.
Geralmente, a candidíase em boca surge em bebês e em indivíduos com o sistema imunológico enfraquecido. Para tratar a candidíase é necessário fortalecer o sistema imune e utilizar medicamentos antifúngicos orais.
Pé de atleta
O pé de atleta, também chamado frieira, é uma das infecções mais comuns. Sua característica principal é o surgimento de rachaduras e bolhas, especialmente entre os dedos dos pés. Além disso, é possível apresentar coceira e ardência na região.