Hoje nós vamos passar algumas informações para que você saiba quais os critérios para idoso receber BPC/LOAS. O Benefício de Prestação Continuada é uma assistência financeira concedida pelo Governo Federal, com o objetivo de garantir uma renda mínima para idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social.
No entanto, muitos dos beneficiários em potencial desconhecem os critérios exigidos para ter acesso ao benefício. Buscando ajudar você a entender quais são os critérios para idoso receber BPC/LOAS, nós separamos algumas das principais informações sobre esse tema para te passar. Continue a leitura até o final e confira!
O que é BPC/LOAS?
O Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica de Assistência Social, mais conhecido como BPC/LOAS, é um benefício assistencial criado pelo Governo que tem como objetivo garantir um auxílio financeiro para pessoas idosas ou com deficiência em situação de vulnerabilidade social. Esse benefício é uma responsabilidade do Instituto Nacional do
Seguro Social e é fundamental para apoiar as pessoas que não têm condições de trabalhar, devido a problemas de saúde ou condições físicas. O BPC/LOAS destina-se aos brasileiros que não têm acesso a nenhuma fonte de renda, e para se qualificar ao benefício é necessário preencher alguns critérios específicos.
Saiba quais os critérios para idoso receber BPC/LOAS
Para que o idoso possa receber o BPC/LOAS primeiramente, é necessário ter 65 anos ou mais e uma renda mensal inferior a um quarto do salário mínimo. Além disso, é fundamental que o idoso não receba nenhum outro tipo de benefício previdenciário, como aposentadoria ou pensão por morte.
O idoso também precisa ser avaliado por um médico do Sistema Único de Saúde para comprovar sua condição de vulnerabilidade. Caso ele tenha alguma deficiência, é preciso apresentar um laudo médico que comprove essa situação.
Após comprovar todos os critérios, o idoso ou seu representante legal deve entrar com um requerimento no Instituto Nacional do Seguro Social. O benefício pode ser concedido em até 45 dias após a avaliação.
Como solicitar o BPC/LOAS?
Para solicitar o BPC/LOAS, o primeiro passo é comprovar que se encaixa nos requisitos estabelecidos pela legislação, ou seja, ter 65 anos ou mais ou apresentar deficiência física ou mental.
Em seguida, é necessário procurar o Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS, mais próximo da sua casa, levando os documentos pessoais como RG, CPF, comprovante de residência, bem como comprovantes de renda e despesas daqueles que compõem o núcleo familiar.
Depois de reunir toda a documentação, o CRAS fará uma avaliação socioeconômica para verificar se o requerente tem direito ao benefício. Em seguida, encaminhará o processo para o Instituto Nacional do Seguro Social.
O INSS fará a análise final do processo e, em caso de aprovação, o beneficiário começará a receber o BPC/LOAS. É importante destacar que a continuidade do benefício depende da atualização das informações socioeconômicas junto ao CRAS.
Então, agora que você já sabe quais os critérios para idoso receber BPC/LOAS, é só seguir nossas instruções e aguardar a liberação do benefício!