O ano novo começou, juntamente com grandes mudanças na política no Brasil. Isso tem levado muitos brasileiros a se perguntarem quais são as principais medidas econômicas de Haddad. O novo Ministro da Fazenda tem se reunido com com seus aliados e outros membros do Ministério, para definir cronograma para o anúncio das medidas, que são extremamente importantes para o futuro do país.
Então, se você quer saber mais sobre esse tema, não deixe de acompanhar até o final, e fique por dentro de tudo o que é relevante!
Cronograma do anúncio das principais medidas econômicas de Haddad
O novo Ministro da Fazenda tem se reunido com outros membros do Ministério da Fazenda, para discutir o cronograma do anúncio das medidas econômicas. Nomeado pelo novo presidente da República, Fernando Haddad pretende divulgar essas medidas ainda nesta semana, até sexta-feira, dia 13 de janeiro.
Segundo o ministro, mesmo depois dos ataques em Brasília, contra os Três Poderes, o cronograma segue o mesmo, e o anúncio sairá dentro do prazo esperado. Na última segunda, o ministro se reuniu com o Presidente Lula (PT) e com a Ministra Presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, para tratar dos eventos ocorridos no domingo.
Novo pacote tributário
Na manhã do dia 10, o Ministro da Fazenda entrou em contato com a equipe para fechar os últimos detalhes a respeito das medidas econômicas. Entre essas medidas, está a criação de contratos e um novo pacote tributário, que visa aumentar a arrecadação do Governo Federal.
Porém, para ser posto em prática, é preciso que o Ministro feche um acordo com Simone Tebet, Ministra do Planejamento e Orçamento.
Salário mínimo
Apesar de ter estipulado um cronograma específico para o anúncio das principais medidas econômicas, o reajuste no salário mínimo destoou desse planejamento. Isso porque, o novo governo não tardou em anunciar que o salário mínimo seria modificado a partir de 2023.
A previsão era de que o anúncio oficial fosse feito na segunda-feira, dia 9 de janeiro, pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho. Mas, devido a depredação no prédio do Ministério da Fazenda, na noite de domingo, o prédio foi interditado.
Contudo, mesmo que o salário mínimo de R$1320 tenha sido uma promessa de campanha do atual presidente, ele ainda não foi implementado. O novo valor do salário mínimo já foi anunciado, mas, por conta dos problemas com orçamento da União para 2023, ainda não há previsão de quando o novo valor começa a valer de fato.
Fique de olho nas próximas notícias, pois até sexta-feira o novo Ministro da Fazenda deve anunciar todas as medidas econômicas previstas para o Brasil.