A frigideira de teflon é muito usada por pessoas que desejam evitar comida gordurosa na hora das refeições. Esses utensílios dispensam o uso de uma quantia grande de óleo e são ótimas para fazer diversos pratos sequinhos. Além disso, essas panelas são fáceis de lavar pelo mesmo motivo, já que a gordura não fica acumulada dentro delas.
No entanto, muita gente fica em dúvida se vale a pena ter frigideira de teflon em casa porque essa superfície antiaderente pode se soltar com o tempo. Desse modo, veja por que você deve abolir frigideira de teflon da sua cozinha agora mesmo:
Veja por que você deve abolir frigideira de teflon da sua cozinha agora mesmo
Você sabe por que deve abolir frigideira de teflon da sua cozinha? Se não, continue lendo para entender mais sobre esse material que confere antiaderência às panelas da sua casa. Afinal, o teflon traz muitos benefícios e carrega alguns riscos também. Por isso, você precisa evitar o uso desses materiais em excesso. Veja o motivo:
O que é teflon?
Em primeiro lugar, você precisa entender que teflon é o nome do revestimento químico feito por meio do polietrafluoretileno. Ou seja, esse componente químico tem um nome bastante difícil e existe um motivo para se preocupar com isso. Afinal, esse material foi criado por acidente por um químico da DuPont, em 1938.
Na época, esse químico tentou criar um tipo de refrigerante semelhante ao material que temos em nossas panelas atualmente. Mas, esse material foi polimerizado e surgiu o PTFE que conhecemos como teflon no dia a dia. Sendo assim, por que você deve abolir frigideira da sua cozinha agora mesmo? Continue lendo para entender os perigos desse material.
Quais os perigos da frigideira de teflon?
Hoje em dia, o teflon é usado na fabricação de muitos utensílios, especialmente para sua cozinha. Com isso, muitos falam sobre os perigos do teflon para saúde, visto que esse material reveste panelas e outros itens ligados à alimentação. Mas, quais são os perigos desse material para nossa saúde? Veja abaixo:
Presença do ácido perfluoorooctanóico na panela
Esse ácido é um dos motivos pelo qual você não deve ter frigideira de teflon na sua cozinha. Afinal, essa substância foi testada em laboratório e foi comprovado que causa sérios problemas de saúde em animais. Os químicos chegaram à conclusão de que esse ácido pode causar câncer no fígado, pâncreas e diversos outros órgãos desses seres vivos. Por causa disso, você nunca deve ter panela de teflon na sua cozinha.
Além disso, os americanos realizaram outros testes para comprovar os malefícios desses utensílios. Então, eles descobriram partículas desse material no organismo das pessoas estudas durante a pesquisa. Portanto, você nunca deve ter frigideira de teflon em casa se preza pela sua saúde e de sua família.
Afinal, agora você sabe por que deve abolir frigideira de teflon da sua casa. Já que, os riscos não compensam pelo benefício entregue na produção dos alimentos. Pois, você pode usar outras técnicas para evitar que os alimentos grudem na panela. Com isso, ninguém corre riscos desnecessários na hora do almoço.