O mundo do trabalho mudou! Atualmente temos outras formas de trabalhar, novas relações de trabalho e novas profissões. Os avanços tecnológicos que constante acontecem, já estavam anunciando alterações profundas no mundo do trabalho, mas precisamos concordar que com o advento da pandemia do Covid-19 a mudança foi muito acelerada. Sendo assim, o Brasil 123 te ajuda entender melhor por que o trabalho em home office está em alta.
Quais as principais mudanças
A mudança mais concreta que aconteceu é da forma como nos relacionávamos com as pessoas: clientes, colegas de trabalho, prestadores de serviço, de relação próximas para distanciamento social.
Outra forte mudança foi o desaparecimento, quase total, das fronteiras entre o público e o privado. Antes da pandemia era muito claro para nós o que fazer e como se comportar na casa e no trabalho. Saíamos de casa para trabalhar e voltávamos para casa após o trabalho, de repente ficou tudo meio misturado, ou seja, começamos a trabalhar em nossas casas.
Esta nova forma de trabalhar chamada home office foi induzida e necessária em função do isolamento social e como tudo na vida tem dois lados vamos ver os prós e os contras desta modalidade laboral.
Vantagens do home office
Flexibilidade de horário, economia de combustível, economia para o empregador, alimentação mais saudável. Essas são algumas das vantagens para todos os envolvidos nesse modelo de trabalho.
Inclusive, vale dizer que a própria comunidade como um todo se beneficia desse molde, já que há menos pessoas transitando pelas ruas. Com isso, menos poluição e até mesmo menos engarrafamentos são notados.
Desvantagens do home office
Mas nem tudo são flores. Existem algumas desvantagens numerosas no home office, como por exemplo o aumento das horas trabalhadas, um maior consumo de energia elétrica, impacto na privacidade familiar. Tudo isso impacta na dinâmica do trabalho e pode dificultar uma adaptação para as pessoas.
Mas qual o motivo home office estar em alta
Além das vantagens citadas, o trabalho home office é uma modalidade muito promissora para quem quer investir em trabalhar sem se vincular a uma empresa específica e ser um prestador de serviços em diversas áreas.
A alta de pessoas atuando neste modelo foi a descoberta de um mundo de possibilidades de atuação e ganhos financeiros no conforto das residências. E não estamos falando apenas nas possibilidades do trabalho online, mas também, na produção de roupas, calçados, alimentação e artesanato. Tudo está ficando em uma crescente expansão a partir do espaço doméstico.
Esta tendência, ou seja, o trabalhar em casa veio para ficar. Para algumas empresas a experiência foi tão positiva que incorporaram o modelo mesmo com a perspectiva de término do isolamento social. Resta-nos duas coisas: para quem é empregado de carteira assinada ver como será a regulamentação deste trabalho, se é que vai ser regulamentado e para quem ficou desempregado ou não quer vínculo, o investimento em novas formas de ganho.