As janelas de vidro estão cada vez mais em alta. Hoje, é difícil encontrar alguém que esteja fazendo uma casa e que não esteja colocando detalhes de vidro nas janelas. Mas qualquer boa janela requer um item essencial, que deixa o ambiente bem decorado: a cortina. Dentre os tipos de cortina, a cortina corta luz ganhou bastante destaque nos últimos anos, então, saiba por que a cortina corta luz é a melhor opção.
As cortinas corta luz, também conhecidas por cortinas blackout, têm se tornado cada vez mais conhecidas e têm sido cada vez mais utilizadas pelas pessoas. Uma das grandes características desse tipo de cortina, como o próprio nome infere, é que elas impedem a entrada de luz no ambiente. Mas existem outros motivos que contribuem para que essa cortina se torne tão popular, e é isso que você irá entender aqui.
Por que a cortina corta luz é a melhor opção?
Em primeiro lugar, é preciso entender do que a cortina corta luz se trata. Bom, esse tipo de cortina é feita com um material opaco que, como mencionado anteriormente, impede que a luz passe de um lado para o outro. Dessa forma, a luz não penetra o ambiente.
Geralmente, esse tipo de cortina é feito com fibras de diferentes materiais, que são mais resistentes e promovem uma decoração mais estilosa e marcante. Mas além da característica de evitar a passagem de luz, a cortina blackout também conta com outras vantagens, veja abaixo.
Privacidade
Um dos itens mais importantes em um quarto é a privacidade, e a cortina corta luz possui a capacidade de proporcionar privacidade de uma forma única. Pois o tecido desse tipo de cortina realiza o bloqueio total da visão de quem está do outro lado.
Como essa cortina impede que a luz penetre, ela também impede que outras pessoas enxerguem através do tecido. Isso proporciona uma maior privacidade ao ambiente e, ao mesmo tempo, permite que você deixe a janela aberta.
Isolamento da temperatura
Além de bloquear a passagem de luz e garantir privacidade, a cortina corta luz também promove o isolamento térmico. Isso ocorre de duas formas distintas. Quando o calor está intenso, a cortina impede a entrada de raios UV no ambiente, o que o deixaria mais quente. Por outro lado, quando o clima está frio, a cortina realiza a retenção do calor no ambiente interno, deixando-o mais quentinho.
Dessa forma, você pode dormir em um quarto mais agradável e aconchegante. Além disso, consegue economizar na conta de luz, por utilizar menos o ar condicionado, aquecedor ou ventilador.
Protege a mobília
Outra vantagem das cortinas corta luz é que elas protegem o ambiente. Como elas não permitem a entrada dos raios UV, elas proporcionam uma vida útil mais longa aos móveis, especialmente aos móveis de madeira. Além disso, a cortina blackout dificulta a entrada de poeira no ambiente, deixando-o mais limpo por um tempo maior. Uma maravilha, não é mesmo?