Muitas vezes, os pais erram tentando acertar. Por isso, é bom saber o que você não deve dizer ao seu filho nunca, e não cometer o erro de magoar a criança de forma profunda e que afete o seu desenvolvimento psicológico e social. Isso pode acontecer porque o que uma criança escuta dos pais a marca profundamente.
Como acabar com o catarro em crianças
Uma criança tem os seus pais como modelo. Dessa forma, ela leva a sério tudo que ele falam. E palavras negativas contribuem para um crescimento com insegurança e falta de autoestima. Por isso, saiba, no artigo abaixo,o que você não deve dizer ao seu filho nunca.
Que ele não é capaz de fazer o que sonha
Muitas vezes os pais, que já têm suas vivências e experiências, falam para os filhos que os seus planos e desejos não são possíveis. Entretanto, dizer para uma criança que ela não será capaz de realizar o que a deixa feliz é extremamente desmotivador para ela. E, como ela ainda está em formação, isso poderá fazer com que ela não encontre forças para perseguir suas metas no futuro.
Não comente sobre sua aparência
Os adultos têm muitos problemas com a sua aparência e reparam coisas que as crianças não reparam. Além disso, se elas reparam, elas não se importam. Por isso, não seja você a fazer com que o seu filho fique desconfortável com a sua aparência. Isso pode prejudicar a autoestima dele a longo prazo.
Palavras que demonstram implicância com o jeito da criança
Cada um tem o seu jeito único de ser. E as crianças já enfrentam problemas suficientes na escola, com as falas dos amiguinhos a respeito delas. Se você, pai, ou mãe, reforçar que a criança tem um jeito estranho, isso fará com que ela não goste de si mesma. E ela pode se tornar um adulto sem autoconfiança e com medo de ser ela mesma.
Sintomas de resfriados: veja o que você pode fazer para aliviá-los
Que ela devia seguir o exemplo do irmão
Como dito acima, cada pessoa tem o seu jeito de ser. Por isso, não compare o seu filho com os demais filhos que você tenha. Eles são irmãos, não são as mesmas pessoas, nem tem as mesmas capacidades. Não significa que um seja melhor ou pior que o outro, apenas que são diferentes. E as diferenças devem ser respeitadas, afinal, ninguém no mundo é igual!
Repetir o quanto você se sacrifica por ele
Você decidiu ser pai ou mãe (ou assumiu esse risco de alguma forma), por isso tem a obrigação de cuidar do seu filho e fazer o melhor por ele. Mostrar todo o tempo que você se esforça muito e repetir o quanto você deixa de fazer as coisas por ele, pode faze com que a criança se sinta um estorvo e não querida.
Que ele deve ser bom em algo que você sonha que ela seja
Seu filho é uma pessoa a parte de você. Por isso, ele tem os seus próprios sonhos (ou terá) e você não deve impor a ele que realize as suas expectativas. Deixe que ele faça o que o deixar feliz, ou ele se sentirá reprimido e não apoiado.
Como lidar com avós que interferem na educação das crianças?