Hoje nós vamos falar sobre o que fazer se você receber cobrança a mais em empréstimo consignado. Muitas pessoas têm esse problema e não sabem o que fazer para resolver. Por isso, nós viemos aqui dar algumas dicas de soluções e te contar mais sobre essa modalidade de empréstimo.
Quer saber mais sobre isso? Então não deixe de ler até o final!
O que é empréstimo consignado?
O empréstimo consignado é uma das melhores linhas de empréstimos pessoais, uma vez que os juros são mais baixos em comparação com as outras formas de repasse de crédito.
Isso ocorre porque o pagamento das parcelas é feito diretamente em conta, ou seja, é descontado pelo credor diretamente do benefício ou salário recebido pelo cidadão, o que diminui os riscos de inadimplência e garantem ao banco que o pagamento será realizado conforme o combinado.
Os juros dos empréstimos consignados são de aproximadamente 18,9% ao ano, enquanto os de um crédito livre, podem chegar a até 40,9% anualmente.
Como contratar um empréstimo consignado?
Para contratar um empréstimo consignado, o primeiro passo é ter uma renda mensal que é paga através de um credor, ou melhor, um banco. Então você pode ir até a uma agência e fazer uma avaliação para saber se está apto a receber algum empréstimo e os valores disponíveis.
Depois é só escolher o valor a ser contratado, quanto será descontado do dinheiro que você recebe mensalmente e esperar o crédito cair na sua conta. É necessário ter muita cautela na hora de pegar um empréstimo, pois para isso, você precisará comprometer uma parte da sua renda mensal por um bom tempo, e isso poderá ser prejudicial para a sua saúde financeira.
Quais as desvantagens de fazer um empréstimo consignado?
Comparando as modalidades de empréstimos, o consignado se destaca entre eles, por causa de sua taxa de juros e da facilidade de contratar. No entanto, nem tudo é perfeito, não é mesmo? O crédito consignado tem recebido muitas críticas e reclamações por parte dos cidadãos.
O problema é que os bancos estão tirando proveito dessa situação e, muitas vezes, eles concedem esses empréstimos automaticamente para os beneficiários do INSS ou para os que recebem o salário em conta bancária, ou seja, concede-se esse empréstimo sem que o indivíduo peça ou autorize.
Como fazer se você receber cobrança a mais em empréstimo consignado?
Se a instituição financeira cobrar um valor a mais na parcela do empréstimo consignado, você precisará ir até a agência com todos os documentos, incluindo o contrato feito na hora da contratação do empréstimo, e solicitar o reembolso da diferença.
Se você perdeu o contrato, poderá solicitar uma nova via na sua agência para que haja ressarcimento do valor a mais que o banco cobrou. Caso a instituição financeira não queira realizar esse reembolso, ou aja de forma desrespeitosa, você pode entrar com uma ação judicial contra ela.
Agora que você já sabe o que fazer se receber cobrança a mais em empréstimo consignado, é só procurar sua agência e reivindicar seus direitos!