A demência é uma condição que acontece com pessoas idosas quando elas começam a perder as funções do seu organismo, assim como suas habilidades comportamentais e sociais. Por causa dela, muitas pessoas esquecem-se de outras, de onde estão e até quem elas são. Saiba o que fazer pelos idosos com demência, neste artigo.
Cadastro Único: Idosos e deficientes que recebem BPC precisam atualizar o registro
Idosos com demência não são incomuns. Na verdade, essa é uma condição que aparece muito nas pessoas mais velhas, mesmo aquelas que mais cuidaram da sua saúde durante a vida. Por isso, se você não tem alguém que sofre com ela na sua vida, provavelmente terá.
Dessa forma, leia este artigo para saber como tratar idosos com demência.
Eles não se lembram
Primeiramente, entenda que eles não se lembram. Por isso, não importa o quanto você repita, ou quantas vezes você conte para eles a mesma coisa. Eles não se lembram! Ou seja, não adianta querer forçar essa situação. Na verdade, tentar fazer idosos com demência a lembrarem de alguma situação provoca neles angústia e ansiedade, gerando uma situação desconfortável.
Não adianta gritar
Eles não tem memória, mas os ouvidos estão funcionando. E mesmo que não estejam, gritar não vai fazer com que eles se lembrem e sim com que fiquem perturbados e agitados. Por isso, tenha paciência. Lide com eles como com crianças pelas quais você tem que fazer tudo.
Proporcione ambientes calmos para eles
Ambientes de muita agitação tendem a deixar os idosos com demência irritados e confusos. E isso acontece especialmente porque eles não conseguem reconhecer pessoas, nem lugares. Por isso, mantenha-os onde eles já conhecem, em silêncio, ou oferecendo a eles algo que eles gostem de fazer.
Comissão aprova projeto que concede desconto de 30% a idosos em taxas federais
Não interrompa
Ao conviver com idosos com demência, você percebe que a fala é arrastada e os assuntos são pausados. Entretanto, não interrompa, nem tente complementar o que está sendo dito. Eles merecem o repeito que você daria a qualquer outra pessoa que estivesse falando com você.
Dê amor e atenção
Como todas as pessoas, eles precisam de amor e atenção, além de muita paciência. Entretanto, eles precisam de um pouco mais disso que as pessoas com suas funções normais. Por isso, ofereça a eles companhia de qualidade, respeitando suas vontades e fazendo com que fiquem felizes.
Leve para acompanhamento médico regularmente
Lembre-se de que os idosos com demência precisam do seu monitoramento constante, inclusive sobre a sua saúde. Por isso, marque as consultas com os médicos regularmente e não deixe de levá-los para fazer o acompanhamento do seu estado de saúde e da evolução do quadro. Se o médico prescrever remédios, lembre-se de dar para o idoso, porque ele não se lembrará de tomar.
Cuide da sua higiene
Por fim, os idosos com demência não se lembram mesmo de fazer a sua higiene pessoal. Por isso, garanta que ela seja feita, desde o banho, até o escovar de dentes três vezes ao dia.
Lei que garante atendimento preferencial a acompanhantes de idosos já está em vigor