A necessidade de revisão e observação de exames médicos pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) foi tema de debate nos últimos 12 meses. Os médicos peritos entraram em greve no ano de 2022, o que afetou indivíduos que já haviam agendado exames médicos. Por isso que hoje, nós indicaremos o que fazer para reagendar exame INSS.
Para que serve o exame pericial do INSS?
O exame médico no INSS é uma etapa importante e essencial para o recebimento de benefícios como invalidez por doença, invalidez por acidente e aposentadoria por invalidez. É com esse procedimento que o INSS determinará se a pessoa tem ou não direito ao auxílio financeiro que solicitou e se necessita ou não se ausentar do trabalho para sua recuperação.
Além de estabelecer a existência de incapacidade temporária ou permanente, o laudo conclusivo também demonstra quanto tempo o indivíduo em questão deve permanecer afastado do serviço laboral.
O benefício de auxílio-doença e acidente visa ajudar financeiramente esse grupo, dando tempo para que seus integrantes descansem e se recuperem em casa. Ou seja, o segurado deverá trazer a documentação (prescrições, atestados de outros médicos) que comprove a sua doença.
O pagamento das aposentadorias por invalidez e invalidez temporária também é garantido pelo sistema de exames médicos do INSS. Logo, o agendamento pode ser realizado remotamente pelo aplicativo ou site Meu INSS, ou pelo telefone da Central de Atendimento, 135.
Qual a melhor forma de reagendar o exame médico no INSS?
Somente o exame médico do INSS, realizado por médico inscrito na Previdência Social, contará para a liberação do benefício. Você não pode se qualificar para assistência por invalidez de qualquer forma sem completar este procedimento.
Portanto, é fundamental que todas as partes envolvidas trabalhem juntas para que isso aconteça.
Data, horário e local da perícia podem ser agendados com antecedência, e caso a pessoa posteriormente constate que não terá condições de comparecer, um novo agendamento poderá ser feito.
Mas lembre-se de que isso aumentará o tempo até você receber o pagamento. Isso porque o INSS tem 45 dias para responder à consulta e ao pedido de atendimento.
Passo a passo para reagendar exame do INSS
Se você não pode comparecer na data marcada de agendamento de consultas, é possível fazer o reagendamento seguindo o passo a passo indicado na sequência:
- Acesse o aplicativo ou a plataforma do Meu INSS;
- Compartilhe seu CPF e senha;
- Basta clicar em “Serviços”;
- A guia do Auxílio-Doença pode acessar clicando na guia “Benefícios”;
- Selecione “Perícia” e em seguida em “Remarcar Perícia” nos menus suspensos;
- Digite o número de protocolo;
- Altere a programação do serviço optando por um novo dia, horário e local.
Agora que você já sabe como fazer para reagendar exame do INSS, não espere ficar com o benefício suspenso para fazer a sua parte.
Agende hoje mesmo a perícia, e procure estar no local agendado com no mínimo ½ hora de antecedência. Esta atitude garantirá que faça o seu atendimento de maneira segura e que não suspenda seu benefício, temporária ou definitivamente.