Você já ouviu falar em vitiligo? Sabe que se trata e quais são as formas de tratamento? Se você não conhece bem essa doença, não se preocupe. Leia este post, saiba o que é vitiligo e veja se tem tratamento.
Na edição do Big Brother Brasil de 2022, uma das participantes apresentada vitiligo, isso fez com que muitas pessoas se interessassem pela doença. Se você também deseja saber melhor do que essa doença se trata, você está no lugar certo. Aqui você entenderá melhor o que é vitiligo, bem como suas características e forma de tratamento.
O que é vitiligo?
O vitiligo é o nome dado a uma doença que possui como característica principal a perda de pigmentação da pele em algumas áreas do corpo. Mas por que isso ocorre?
Bom, o corpo humano é permeado por células que exercem inúmeras funções fundamentais, dentre essas células estão os melanócitos que, como o próprio nome infere, são responsáveis pela produção de melanina — pigmente que proporciona cor à pele. No caso de pessoas que possuem vitiligo os melanócitos não estão presentes em toda a área da pele, assim, nas áreas em que eles estão ausentes não é depositado pigmento.
Então, o vitiligo é caracterizado pela ausência de coloração da pele em algumas áreas. Nessas áreas tem formação de manchas brancas que possuem tamanhos diversos. Apesar de essa doença não ser contagiosa e não prejudicar a saúde geral da pessoa, ela faz com que a autoestima de quem a possui fique abalada. Quando isso ocorre, o ideal é realizar acompanhamento com um psicólogo.
Sintomas do vitiligo
Grande parte das pessoas que possuem vitiligo não manifesta sintomatologia, apenas as manchas brancas na pele. No entanto, alguns pacientes costumam relatar que área acometida pelo problema é um pouco mais sensível que a pele normal. Os dermatologistas costumam se preocupar com o emocional dos pacientes que possuem essa doença, por isso, a realização de terapia com psicólogos é recomendada, como mencionado anteriormente.
O vitiligo possui tratamento?
Em primeiro lugar é preciso ressaltar que o vitiligo não possui cura. No entanto, existem alguns tratamentos que proporcionam a recuperação do tom de pele do indivíduo, ainda que parcialmente. Além disso, é legal mencionar que o que resultou dos procedimentos variam de pessoa para pessoa, sendo assim, algumas podem não obter um acabamento mais satisfatório ou podem sofrer efeitos colaterais.
Os métodos de tratamentos variam desde os mais simples aos mais complexos, para definir qual método é melhor para o seu caso é necessário realizar uma consulta com um médico especialista. Há ainda alguns medicamentos e cremes que são de fácil aplicação e podem ser uteis. Esses produtos são à base de vitamina D e corticosteroides.
Porém, como mencionado acima, a pele da região não pigmentada é mais sensível. Por isso, a aplicação de algumas substâncias pode deixar essa pele ainda mais fina, contribuindo para o surgimento de estrias. Existem também alguns procedimentos que se baseiam na utilização de luz ou laser. Mas é necessário avaliar cada caso para definir qual método será mais eficaz.