Utilizar uma cerca viva no seu jardim cria barreiras visuais e também o deixa lindo! Isso porque ela proporciona a continuação da natureza onde antes seria um muro, por exemplo. Por isso, vale a pena saber mais sobre ela, o que ela é, quais plantas podem compô-la e onde ela pode ficar no seu jardim. Veja tudo isso no artigo abaixo!
A importância do sono na sua saúde e para o organismo
O que é a cerca viva
A cerca viva é uma barreira criada por plantas para delimitar espaços nas áreas externas e jardins. Você pode utilizá-las, por exemplo, em volta da piscina, para levar privacidade a quem quiser nadar. Também é possível que elas delimitem caminhos: o caminho até a casa, ou até alguma parte do jardim.
Por que utilizar cerca viva ao invés de muro
Ela completa o paisagismo do jardim, ao contrário do muro, que pode até quebrar o clima tranquilo que as flores e plantas trazem. Isso porque ela dá continuidade à paisagem, levando o verde não apenas pela horizontal, como também para a vertical.
Além disso, ela leva cor para o ambiente e combina com qualquer estilo. Ou seja, ela é mais acolhedora e aconchegante que um muro convencional. As cercas vivas podem ser utilizadas tanto dentro do terreno, como para separar terrenos.
Como fazer cerca viva em seu jardim
Primeiramente, decida qual utilidade a sua cerca terá. Depois disso, você deverá analisar quais plantas você quer, se mais coloridas ou mais verdes e comprá-las na quantidade correta para recobrir o local. Em seguida, é preciso demarcar a área onde as plantas ficarão, respeitando o espaço necessário entre suas raízes.
Cercas com arames e madeira poderão ser feitas para que as plantas cresçam na direção correta, especialmente, se você quiser fazer das plantas muro. Outro ponto muito importante a se considerar é a terra que você utilizará para cerca viva.
Cada planta precisa de um tipo de terra e de um tipo de adubo, portanto não deixe de perguntar para o vendedor qual é a ideal para as suas plantas, na hora de comprar suas plantas.
É possível se exercitar em casa! Veja como
Qual planta utilizar para sua cerca viva
Muitas são as plantas ideais para comporem esta cerca e tudo depende do estilo do jardim, do gosto do proprietário e da posição do sol. Contudo, algumas espécies que você pode considerar para compor a sua são:
- Sansão-do-campo
- Coroa-de-cristo
- Primavera
- Hortênsia gigante
- Imbé
- Alpínia-variegada
- Tumbérgia-arbustiva
- Gardênia
Cuidados necessários a uma cerca viva
A cerca viva é feita de plantas, ou seja, ela precisa de todos os cuidados necessários às plantas. Portanto, elas precisam de água frequentemente e de tomar a luz do sol adequada. Dependendo de onde sua cerca ficar, escolha plantas que gostam de sol, ou de sombra.
Observe muito bem antes, a posição do sol, para que você não tenha problemas com suas plantas morrendo ou secando. Além disso, é fundamental podar as plantas que compõe a cerca. Isso evitará que elas se espalhem para locais indesejados e também manterá a imagem elegante do local.
Práticas que não são produtivas: veja o que pode estar te atrapalhando