Hoje nós vamos passar algumas informações para que você saiba o que é previdência complementar. Esse é um tema cada vez mais relevante no contexto da aposentadoria. Com as mudanças que a última reforma efetuou no sistema previdenciário, é importante entender o que é a previdência complementar para garantir uma renda melhor no futuro.
Pensando nisso, separamos algumas das principais informações sobre esse tema para te passar. Acompanhe a leitura até o final e confira!
O que é previdência complementar?
A previdência complementar, também conhecida como previdência privada, é um tipo de plano de aposentadoria oferecido por entidades privadas, como garantias e fundos de pensão. Conforme o próprio nome já diz, ela tem como objetivo complementar a previdência social pública, proporcionando uma renda adicional na fase de aposentadoria.
Veja as características da previdência complementar
Ela tem algumas características exclusivas, que a diferem da Previdência Social. Veja algumas das principais:
Natureza voluntária
A principal característica dela é a adesão voluntária, ou seja, não é obrigatória como a previdência social. Assim sendo, os indivíduos têm a liberdade de escolher se desejam aderir a um plano de previdência complementar e em qual instituição.
Acumulação de reservas
Ademais, a previdência complementar envolve uma seleção de reservas ao longo do tempo, por meio de contribuições regulares. Essas reservas são investidas em diferentes ativos financeiros para buscar rentabilidade e crescimento ao longo do período de contribuição.
Benefícios na aposentadoria
Além das características citadas acima, os optantes da previdência complementar ainda contam com alguns benefícios na aposentadoria. Assim sendo, no momento da aposentadoria o participante desse tipo de previdência tem direito a receber benefícios na forma de uma renda mensal ou pagamento único, dependendo do tipo de plano escolhido.
Planos de contribuição definida ou benefício definido
Na previdência complementar, existem dois tipos principais de planos: contribuição definida e benefício definido. No plano de contribuição definida, as contribuições são fixas, e o valor do benefício a ser recebido no futuro depende do montante acumulado e do desempenho dos investimentos.
Já no plano de benefício definido, estabelece-se, então, um valor de benefício futuro, e as contribuições são ajustadas para garantir esse valor.
Flexibilidade de resgate
Por fim, alguns planos de previdência complementar oferecem ainda a possibilidade de resgatar o valor acumulado antes da aposentadoria. Seja em casos de necessidade financeira ou em situações pré-definidas, como doença grave ou invalidez.
Quais são as vantagens?
Ela apresenta diversas vantagens, tais como:
- Autonomia e flexibilidade: Ao aderir à previdência complementar, você tem mais autonomia sobre o seu planejamento financeiro e a possibilidade de ajustar as contribuições de acordo com suas necessidades e objetivos.
- Complemento de renda na aposentadoria: Ela permite que você acumule uma reserva financeira adicional para garantir uma renda estável e confortável na fase de aposentadoria, aceitando a dependência exclusiva do sistema público.
- Possibilidade de benefícios fiscais: Em muitos países, as contribuições podem ser dedutíveis do imposto de renda, o que oferece benefícios fiscais e possibilita uma economia tributária.