Se você quer saber o que é preciso para pedir benefícios no CadÚnico, então está no lugar certo!
O CadÚnico é um importante instrumento para garantir que as famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade tenham acesso a programas e benefícios sociais. Para fazer parte do CadÚnico e ter acesso a seus benefícios é necessário seguir algumas etapas.
E, para que você saiba quais são essas etapas, viemos trazer informações pertinentes sobre esse assunto para te passar. Acompanhe a leitura até o final e confira!
Quais são os benefícios do CadÚnico?
Como todos já devem saber, o Cadastro Único é uma importante ferramenta para identificar e mapear as famílias em situação de vulnerabilidade social no país. Além de ser requisito para programas sociais como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Tarifa Social de Energia Elétrica, o CadÚnico traz inúmeras vantagens para as famílias cadastradas.
Entre os benefícios destacam-se a possibilidade de acesso à educação, saúde e outros serviços públicos, bem como a participação em outros programas governamentais de assistência social. Além disso, o CadÚnico contribui para a formulação de políticas públicas mais efetivas e pautadas nas necessidades reais da população. Portanto, vale a pena fazer parte deste cadastro!
Não perca: Alerta geral: confira mudanças na pensão por morte
O que fazer para pedir benefícios no CadÚnico?
Para pedir benefícios no CadÚnico é necessário seguir algumas etapas. Confira abaixo como fazer isso:
Cadastre-se no CadÚnico
Primeiramente, para pedir benefícios do CadÚnico é necessário fazer um cadastro no sistema. O processo é gratuito e pode ser feito nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou na Secretaria de Assistência Social do município onde a pessoa mora.
Além disso, é preciso levar RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade do titular do cadastro e de todos os membros da família que moram na mesma casa.
Mantenha a atualização do cadastro
Além de realizar o cadastro no sistema, para pedir benefícios no CadÚnico, também é importante manter as informações do CadÚnico atualizadas para continuar a ter acesso aos benefícios.
Ademais, a atualização pode ser feita a qualquer momento, de acordo com a necessidade da família. É preciso informar sobre mudança de endereço, alteração no número de membros da família, entre outras informações.
Atenda aos critérios de acesso aos benefícios
Para ter acesso aos benefícios do CadÚnico, é preciso, ainda, atender a alguns critérios. No caso do Bolsa Família, por exemplo, é necessário que a família tenha renda mensal de até R$178 por pessoa. Além disso, é preciso ter em casa gestantes, crianças ou adolescentes de até 17 anos.
Já para outros benefícios, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), é preciso ter renda familiar de até um quarto do salário mínimo por pessoa. Portanto, é necessário realizar uma análise em cada benefício, para saber se você e sua família atendem aos critérios para recebê-los.
Agora que você já sabe o que é preciso para pedir benefícios no CadÚnico, é só seguir as instruções para usufruir de todos os auxílios que o Cadastro Único oferece!
Veja agora: VITÓRIA! Justiça libera R$ 1,9 BILHÃO para o pagamento de ATRASADOS DO INSS