O contribuinte tem direito às deduções quando incluir na declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2023 determinados gastos que foram capitalizados no ano anterior. Por isso que hoje, indicaremos o que é possível deduzir do Imposto de Renda 2023.
As deduções são feitas para diminuir a renda tributável de uma pessoa para fins do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). No entanto, é necessária uma consideração cuidadosa porque nem todas as despesas são dedutíveis e há restrições quanto a isso.
Não demorará muito para que os contribuintes comecem a enviar suas declarações de imposto de renda de 2023. A porta de entrada para o recebimento do documento normalmente abre em março, e o público tem até o final de abril, para enviar uma declaração preenchida à Receita Federal.
Durante esse período, você será responsável por encaminhar informações sobre seus lucros e perdas de 2022.
O banco de dados da Receita Federal registrará as deduções e créditos para a declaração de imposto de renda de 2023 à medida que os dados forem inseridos. Para obter esses descontos, você precisa comprovar exatamente quanto gastou no ano anterior. Por esse motivo, guarde todos os documentos relevantes.
O que é possível deduzir do Imposto de Renda 2023?
São muitas as deduções do Imposto de Renda em 2023, ou formas de diminuir a carga tributária. Essas deduções estão atreladas aos hábitos de consumo do cidadão durante o último ano, mas são limitadas para não prejudicar a receita do governo federal.
As seguintes despesas podem ser categorizadas como deduções:
Gastos realizados com saúde
Ao contrário de outros serviços, não há limite máximo para o custo deste. No entanto, é essencial que esses custos sejam contabilizados no modelo de declaração completa. As deduções com saúde podem incluir:
- consultas médicas em qualquer especialidade;
- exames de laboratório e de imagem;
- gastos com hospital;
- despesas de parto;
- ortodontia e prótese dentária;
- planos e benefícios de seguro saúde, incluindo uma opção de compartilhamento de custos para funcionários;
- custos de cirurgia plástica;
- custos de aparelhos protéticos de silicone; e;
- custos de instrumentos cirúrgicos.
Gastos com educação entram no Imposto de Renda?
A dedução máxima permitida neste caso é de R$ 3.561,50 por pessoa por ano. Sendo assim, as despesas educacionais do contribuinte ou dependente são dedutíveis se forem para:
- educação infantil (incluindo creches e pré-escolas para crianças menores de cinco anos);
- educação secundária (incluindo faculdade e pós-graduação); e;
- cursos técnico e vocacional.
Gastos com Previdência Privada e Planos de Seguros
Prestados aos titulares de planos de pensões estruturados sob a forma de regimes plano gerador de benefício livre (PGBL). O desconto se limita em 12%.
Doações
É possível doar até 6% do seu IR anual para causas nobres ao longo do ano, como Fundo da Criança e do Adolescente e da Pessoa com Deficiência, Programa de Incentivo à Arte e Cultura, Programa de Incentivo à Produção Audiovisual, entre outros.
Então, comece a se organizar, e junte todos os documentos comprobatórios. Assim, quando iniciar o processo de entrega do IR, você não terá que correr para juntar toda a documentação.
Por fim, não esqueça: você precisa guardar os comprovantes pelo período de 5 anos.