Uma das promessas de campanha do atual presidente, Lula, foi auxiliar os milhares de brasileiros que estão endividados. Para cumprir essa promessa, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está idealizando o Programa Desenrola Brasil.
O Programa Desenrola Brasil vem para ajudar os, quase, 80 milhões de brasileiros endividados, a renegociarem suas dívidas. Dessa forma, essas pessoas conseguiriam quitar os débitos, limparem seus nomes e serem reinseridas na economia.
Confira mais sobre o que é o Programa Desenrola Brasil no artigo abaixo!
O que é o Programa Desenrola Brasil?
O Programa Desenrola Brasil, como dito, é focado na renegociação de dívidas dos brasileiros de baixa renda. Além disso, as empresas de pequeno e médio porte também estão incluídas no projeto.
Este programa, ainda, está em fase de desenvolvimento. Entretanto, de acordo com o governo, é possível que ele seja lançado neste mês de janeiro.
Quem poderá participar?
Como o Programa Desenrola Brasil ainda não foi finalizado, não existem regras definidas para a participação das pessoas interessadas. Contudo, ao que tudo indica, o programa abrangerá pessoas com renda inferiores a três salários mínimos. E, no primeiro momento, somente pessoas físicas possuiriam linhas de crédito. Entretanto, as pequenas e médias empresas seriam beneficiadas mais adiante.
O programa, a princípio, também irá contemplar as pessoas que ficaram endividadas ao pegar empréstimos consignados por meio do Auxílio Brasil. Essas pessoas somam mais de 3 milhões de brasileiros, com a dívida totalizando mais de 9 bilhões de reais. Porém, pode haver mudanças nessas regras até o lançamento oficial do programa.
Como funcionará?
Até o momento, não existem muitas informações sobre como o Programa Desenrola Brasil será na prática. Entretanto, aparentemente, dois tipos de dívidas serão passíveis de renegociação: as bancárias sem garantia e as não bancárias.
A forma de renegociação das bancárias sem garantia seria oferecer uma compensação financeira para os bancos, no caso de depósitos compulsórios. Já para as dívidas não bancarias, o governo criaria um fundo garantidor. Dessa forma, as renegociações poderiam acontecer com descontos.
Vantagens de ter o nome limpo
O Programa Desenrola Brasil ajudará milhões de brasileiros a limparem seus nomes. Isso é importante, pois, ter o nome sujo pode dificultar muito a vida do trabalhador.
Uma pessoa com o nome sujo é vista como um mau pagador, por isso, não possui credibilidade no mercado financeiro. Isso significa que ela não irá conseguir outras linhas de crédito. Mesmo em casos de emergência. Além disso, não pode se beneficiar dos financiamentos e perde outros benefícios oferecidos por instituições financeiras.
Outro ponto é que pode dificultar na procura por empregos. Por fim, ter seu nome sujo significa perda de poder de compra. Isso é ruim, não só para a pessoa em si, mas para toda a economia do país.
Dessa forma, ter seu nome limpo ajuda na hora de conseguir empréstimos, financiamentos, empregos. Contudo, o mais importante, ajuda a pessoa a retomar o seu poder de compra. Isso facilita não só a vida da pessoa, mas ajuda a economia a girar, beneficiando toda a sociedade.