A fibromialgia tem características como dor no corpo e a região que mais sofre com isso é o pescoço ou as costas que, muitas vezes, ficam mais de 3 meses doloridas. Acontece com mais frequência entre mulheres que possuem mais de 35 anos de idade. Os sintomas podem piorar quando a pessoa realiza algum exercício físico ou passa por um estresse emocional. Então, veja mais abaixo sobre o que é fibromialgia e quais seus sintomas:
Quais os sintomas de fibromialgia
Os sinais e sintomas de fibromialgia podem incluir o formigamento nas mãos e pés, sensação de pernas inquietas na hora de dormir, tonturas e até mesmo as dores abdominais. A febre não é muito comum na maioria dos casos, pois essa síndrome dolorosa não faz com que nosso organismo aumente sua temperatura interna.
Além dos já citados sintomas de fibromialgia, esse problema também pode apresentar sinais mais psicológicos como ansiedade e depressão, por exemplo. Por isso, é comum que os pacientes desse quadro apresentem episódios de tristeza ou desespero e até impotência. Abaixo, falaremos mais sobre os sintomas da fibromialgia. Acompanhe:
Dor no corpo frequente
Em geral, as pessoas com fibromialgia apresentam dor frequente em todo o corpo e elas duram mais de 3 meses sem apresentar melhorias. As áreas que são mais afetadas, na maioria dos casos, são as costas, pescoço, quadril e articulações dos joelhos, portanto, caso note essas dores, procure um médico.
Dor intensa ao ser tocado
Outro sintoma que é característico da fibromialgia é a dor intensa ao ser tocado, afinal, a região dolorida fica mais sensível quando a pessoa é diagnosticada com essa doença. Por isso, uma avaliação médica dos 19 pontos do corpo é necessária para comprovar a fibromialgia em algum paciente.
Fadiga constante
A fadiga constante também é um dos sintomas da fibromialgia e esse cansaço excessivo aparece com mais frequência durante a manhã. Muitas vezes, ele desaparece e retorna novamente e atinge mais os jovens do que os mais velhos. Por isso, caso note que um filho seu apresenta uma fadiga constante, procure saber se ele não está sentindo dores no corpo que caracterizam a fibromialgia.
Alteração no sono
A alteração no sono é um dos principais sintomas da fibromialgia, seja na dificuldade para dormir, seja durante a noite quando você acorda muitas vezes. Dessa forma, caso você esteja acordando mais do que deveria normalmente, saiba que as alterações no sono podem ser sintomas de fibromialgia.
Músculo rígido
A rigidez muscular também é um dos sintomas de fibromialgia e isso acontece, principalmente, na hora que a pessoa está acordando. No entanto, essa rigidez que é mais comum nas mãos dura menos do que 30 minutos para desaparecer e logo volta ao normal, mas é bom ficar atento porque esse é um dos sintomas de fibromialgia e buscar o tratamento é importante.
Sendo assim, se está desconfiado de algo parecido, procure um médio e a forma de tratamento indicada para você! Aproveite também essas dicas para reconhecer os sintomas.