Bócio é o aumento que ocorre na glândula tireóide por causa do hiper ou do hipotireoidismo e até mesmo pela falta de iodo no organismo. A falta desse nutriente faz com que um nódulo seja formado no pescoço e ele vai se tornando mais arredondado à medida que o tempo passa e mais largo do que deveria ser. Veja mais sobre o que é bócio e os tratamentos.
Em geral, podemos identificar facilmente esse nódulo ou conjunto deles e, nesse caso, o diagnóstico torna-se bócio nodular ou multinodular. Esse aumento causado na glândula tireóide apresenta sintomas como a dificuldade para engolir, a sensação de falta de ar e a ausência de voz.
Portanto, caso note quaisquer sintomas que indicam que é bócio, procure o tratamento com um endocrinologista para iniciar a medicação logo em seguida. Abaixo, falaremos mais sobre os sintomas e sobre os tratamentos para esse problema, portanto, veja o que é bócio e como tratar logo a seguir:
Veja o que é bócio e quais os sintomas
Como foi dito, bócio é a inflamação que leva ao aumento da glândula tireóide e os sintomas mais frequentes nesse caso são a dificuldade para engolir, o surgimento de nódulo no pescoço, a presença constante de tosse, a sensação de falta de ar e, por fim, a rouquidão ou falta de voz completa por alguns dias.
Ademais, alguns sintomas menos frequentes e que também são característicos do bócio são a fadiga fácil, a depressão, as dores musculares e nas articulações. Nesses casos, tudo aponta para o diagnóstico positivo de hipertireoidismo, por exemplo, mas é preciso confirmar isso com um médico endocrinologista. Veja abaixo como é feito o diagnóstico.
Diagnóstico de bócio
Antes de saber como tratar é mais importante entender como obter o diagnóstico dessa doença. Afinal, o exame deve ser feito por um endocrinologista que vai atestar os resultados e poderá confirmar ou não a presença de hipo ou hipertireoidismo. Além disso, o exame também vai atestar se o nódulo é benigno ou maligno e em que região do pescoço ele se encontra.
O endocrinologista também pode solicitar a realização de exames de imagem para analisar bem a glândula para saber o funcionamento delas, sendo a T3, a T4 e o TSH os principais fatores a serem vistos pelo médico. Por fim, o profissional da saúde ainda pode indicar uma biópsia, em que é retirado parte da tireóide para avaliação em laboratório.
Como tratar bócio
Agora que já sabemos o que é bócio e já sabe como realizar o diagnóstico para confirmar a enfermidade, vamos falar sobre o tratamento. Para isso, o médico vai administrar doses de iodo dez vezes maiores do que a recomendação diária e, com esse tratamento, a glândula captura o iodeto que é indispensável para a saúde.
Caso haja distúrbio no funcionamento da glândula, o tratamento não é linear e pode ser feito usando medicamentos como Tapazol, por exemplo ou com cápsulas de iodo radioativo e, em casos de câncer na tireóide, a remoção da glândula é necessária.