O benefício de incapacidade temporária do INSS é uma garantia para os segurados da Previdência que se encontram temporariamente impossibilitados de exercer suas atividades laborais. No entanto, apesar de ser um benefício comum, muitos contribuintes ainda têm dúvidas sobre ele.
Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações sobre o benefício de incapacidade temporária do INSS para te passar. Assim, você poderá entender melhor esse auxílio e garantir um apoio financeiro, caso fique temporariamente incapacitado para o trabalho. Acompanhe a leitura até o final e confira!
O que é benefício por incapacidade temporária?
Conforme mencionado acima, o benefício de incapacidade temporária do INSS, também conhecido como auxílio-doença, é um benefício previdenciário que destina-se aos segurados que se encontram temporariamente incapacitados para trabalhar.
Desse modo, a Previdência Social considera a incapacidade, que pode ser causada por uma doença ou acidente, temporária quando há a expectativa de recuperação em um curto período.
Quem tem direito ao benefício?
Ademais, para ter direito ao benefício de incapacidade temporária do INSS, primeiramente é necessário ter qualidade de segurado. Seja como empregado, trabalhador avulso, contribuinte individual ou segurado especial. Além disso, ainda é preciso estar contribuindo para a Previdência Social por um período mínimo, que varia de acordo com o caso.
Também é necessário comprovar a incapacidade para realizar atividades laborais através de exames e laudos médicos. Geralmente, o período de carência é de 12 meses. Entretanto existem alguns casos em que essa carência é zero. Portanto, vale a pena consultar o órgão para obter mais informações sobre o período mínimo de contribuição para obter o benefício por incapacidade temporária.
Como solicitar o benefício?
Para solicitar o benefício de incapacidade temporária, o segurado deve agendar uma perícia médica junto ao INSS. Para isso, o contribuinte pode se valer do portal ou aplicativo Meu INSS. Assim sendo, durante a perícia, o médico avaliará a incapacidade do paciente e determinará o período em que ele deverá ficar afastado do trabalho.
Além disso, é importante que o segurado tenha em mãos todos os documentos médicos que comprovem sua condição.
Quanto tempo dura o benefício?
O INSS concede o benefício de incapacidade temporária pelo período em que o segurado estiver incapacitado para trabalhar, de acordo com a avaliação médica. Dessa maneira, a duração do benefício pode variar de pessoa para pessoa, e quem estabelece esse período é o perito do INSS. Assim, durante o afastamento, o segurado receberá um auxílio financeiro equivalente a uma porcentagem do seu salário.
Como ocorre o pagamento do benefício?
Por fim, a Previdência Social realiza o pagamento do benefício de incapacidade temporária pelo próprio INSS. Dessa forma, o segurado receberá mensalmente o valor correspondente ao auxílio-doença, de acordo com a sua média salarial. Ademais, o segurado recebe o benefício por até 1 ano, podendo ser prorrogado, caso a incapacidade persista.
Além disso, vale ressaltar que o benefício é temporário. Ou seja, o INSS concede apenas durante o período em que o segurado não pode trabalhar. Após a recuperação, é necessário retornar às atividades laborais normalmente.
Agora que você já sabe tudo sobre o benefício de incapacidade temporária do INSS, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!