A aposentadoria híbrida é uma opção vantajosa para aqueles trabalhadores que possuem experiências tanto no trabalho rural quanto no trabalho urbano. Isso porque, como o próprio nome já diz, essa categoria de aposentadoria abrange essas duas formas de trabalho.
Assim sendo, reunimos algumas das principais informações para que você, que se enquadra nos critérios para receber a aposentadoria híbrida, saiba como ela funciona e como pedir. Acompanhe a leitura até o final e confira!
O que é aposentadoria híbrida?
A aposentadoria é um assunto de grande importância na vida de todos os trabalhadores. Sendo assim, é comum nos depararmos com diferentes tipos de aposentadoria, cada qual com suas características e requisitos específicos.
Ademais, uma modalidade que está ganhando destaque é a aposentadoria híbrida que trata-se de um benefício previdenciário que resulta da soma dos períodos de trabalho rural e urbano para a concessão da aposentadoria.
O INSS criou essa modalidade com o objetivo de beneficiar aqueles trabalhadores que possuem um histórico de contribuições em ambas as áreas, permitindo que eles possam se aposentar mais cedo.
Quais são os requisitos para a aposentadoria híbrida?
Para se enquadrar na aposentadoria híbrida, é necessário preencher alguns requisitos. Primeiramente, é preciso ter a idade mínima para a aposentadoria urbana, que atualmente é de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres. Além disso, é necessário comprovar pelo menos 15 anos de contribuição, sendo 180 meses para trabalhadores rurais e 300 meses para trabalhadores urbanos.
Quais são os documentos necessários para pedir a aposentadoria híbrida?
Ademais, para solicitar a aposentadoria híbrida, é necessário reunir uma série de documentos que comprovem tanto o tempo de trabalho rural quanto o tempo de trabalho urbano. Entre os documentos necessários estão:
- Carteira de Trabalho;
- Contratos de trabalho;
- Declarações do empregador rural;
- Notas fiscais de vendas de produtos agrícolas, entre outros.
Além disso, também é importante ter em mãos os documentos pessoais, como RG, CPF e certidão de casamento para iniciar o processo de solicitação.
Como pedir aposentadoria híbrida?
O procedimento de solicitação da aposentadoria híbrida segue os mesmos moldes da aposentadoria urbana. Dessa maneira, é necessário agendar um atendimento na agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mais próxima de sua residência.
Além disso, durante esse atendimento, você deverá apresentar toda a documentação necessária, preencher os formulários adequados e aguardar a análise do pedido. É importante lembrar de guardar o protocolo de solicitação para eventuais consultas ou acompanhamento do processo.
Qual é o prazo de concessão?
Por fim, após a solicitação, o INSS tem um prazo máximo de 45 dias para analisar o pedido e fornecer uma resposta. Assim, caso haja necessidade de complementação de documentação, o INSS entrará em contato solicitando os documentos faltantes. É importante estar atento aos prazos e manter-se informado sobre o andamento do processo.
Dessa forma, depois da aprovação do benefício, você receberá a carta de concessão da aposentadoria, onde constarão todas as informações sobre o valor do benefício e a data de início do seu recebimento.
Agora que você já sabe o que é aposentadoria híbrida e como pedir, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!