A sudorese pode ser muito desconfortável e prejudicial à qualidade de vida das pessoas, mas não se pode dizer que é um problema grave. Afinal, ela pode ser controlada pelo uso de desodorantes ou discos que absorvem o suor excessivo. Então, veja mais abaixo sobre o que é sudorese e entenda como tratar esse problema.
Em geral, essa condição aparece ainda na infância e o suor não aparece apenas quando estamos com muito calor ou depois de algum exercício físico. Afinal, algumas alterações hormonais ou emocionais como estresse e ansiedade podem levar à sudorese e, por isso, vamos falar mais sobre isso abaixo e vamos entender como tratar este problema.
O que é a sudorese?
A sudorese ou suor excessivo é conhecida pela ciência como hiperidrose e essa é uma condição que faz com que as glândulas sudoríparas estejam mais ativas. Desse modo, a produção de suor aumenta consideravelmente, seja na palma das mãos, seja no couro cabeludo, seja nas axilas e virilhas.
Mesmo que seja fácil de cuidar com desodorantes ou discos absorventes, saiba que é importante consultar um dermatologista para conhecer as causas do suor excessivo. Pois, alguns casos levam até às cirurgias ou injeções de botox para solucionar esse problema tão incômodo para as pessoas.
Causas da sudorese
A produção de suor é algo bem normal e indica que seu corpo está buscando o equilíbrio da temperatura por meio da liberação de líquidos. Entretanto, quando isso acontece em excesso mesmo que a pessoa não esteja em um ambiente muito quente, saiba que as possíveis causas são as seguintes:
- Histórico familiar de sudorese;
- Estresse;
- Transtornos de ansiedade;
- Menopausa;
- Gravidez;
- Hipertireoidismo;
- Diabetes;
- Tuberculose;
- Consumo de álcool em excesso;
- Leucemia;
- Linfoma.
Ademais, alguns fatores externos como o calor excessivo, o consumo de alimentos picantes, a febre ou a prática de atividades físicas pode levar à sudorese também. Então, veja abaixo algumas opções para tratar a sudorese:
Opções para tratar a sudorese
Para tratar a sudorese, saiba que é preciso procurar um dermatologista ou endocrinologista, pois este último é importante quando as causas para o suor excessivo são hormonais. Entre as principais opções para o tratamento, separamos algumas:
Uso de desodorantes
O uso de desodorantes é um dos mais simples para tratar sudorese, pois esses produtos de higiene contêm hidróxido de alumínio, substância que contrai as glândulas sudoríparas. No entanto, é preciso renovar o uso depois de algumas horas e uma opção natural para essa finalidade seria a pedra hume que possui as mesmas características.
Injeção de botox
Feita por um médico, a injeção de botox é uma das formas de tratar a sudorese, pois essa substância age bloqueando a ação das glândulas sudoríparas da região. No entanto, o efeito dessa toxina é temporário e você vai precisar renovar o procedimento a cada seis meses e o tratamento pode ser incômodo para as pessoas que recorrem a esse tratamento para sudorese, porém é importante prevenir, e tratar.