Você já deve ter observado, ou ouvido falar, que para acessar algum serviço digital do governo é necessário fazer o login da conta gov.br, não é mesmo? E você sabe que esse acesso permite níveis de segurança para que o usuário seja protegido? Então, é sobre isso que falaremos a seguir.
A conta gov.br permite aos usuários o acesso a diversos serviços digitais do governo como INSS, eSocial, Receita Federal, Carteira de Trabalho Digital e outros. Para o uso desses serviços, a conta gov.br é dividida em três níveis: Bronze, prata e ouro.
Veja o que permite cada uma dessas categorias e como aumentar de nível.
O que são os níveis da conta gov.br?
Nos níveis da conta gov.br são exigidos critérios de segurança para o acesso aos serviços digitais. O nível padrão, ao criar um login na conta, é o “bronze”. Os níveis “prata” e “ouro” são de maior segurança, exigindo reconhecimento facial e permitindo o acesso a bancos credenciados e a serviços mais sensíveis como o programa de resgate de valores esquecidos nos bancos.
Veja a seguir um pouco mais sobre cada nível:
Como criar uma conta gov.br?
O processo é gratuito e para criar sua conta basta acessar o site ou instalar em seu celular o aplicativo, que está disponível para Android e iOS, e seguir os passos:
Ao digitar o CPF deverá clicar em “Continuar” e na próxima página ir seguindo as orientações até a confirmação de que a conta foi criada.
O que deve ser feito para aumentar o nível da conta gov.br?
O nível de iniciação na conta gov.br é o “bronze”, que permite o acesso parcial aos serviços digitais do governo e que sua segurança é considerada básica.
Ao logar na conta o cidadão já vai ser informado sobre qual nível pertence. Se deseja aumentar o nível de segurança, basta seguir as orientações que estão no botão “Aumentar Nível da Conta” ou acessar o “Menu” e entrar em “Privacidade/Selos de Confiabilidade”.
Como faço para ter o nível prata?
O nível prata será obtido quando o usuário cumprir os requisitos:
- Validação facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Validação dos dados pessoais via internet banking de um banco credenciado;
- Validação dos dados com usuário e senha do SIGEPE, em caso do cidadão for servidor público federal.
E como ter o nível ouro?
O nível ouro é o máximo de segurança e pode ser obtido por meio de:
- Validação facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral;
- Validação dos seus dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.
Para mais detalhes de como aumentar o nível da sua conta gov.br, veja o vídeo disponibilizado no YouTube, pelo canal Digital GOVBR.
Veja também: Páscoa é tempo de empregos temporários. Veja os direitos trabalhistas