O gato siamês é um dos gatos mais populares do Brasil e também não é à toa. Além de lindo, ele possui o temperamento parecido com o de um cachorro: é ativo, alegre, brincalhão, apegado ao seu dono e super companheiro.
Os siameses são muito inteligentes e conhecidos por seu talento em buscar uma forma de se “comunicar”, expressando suas ideias e desejos aos seres humanos escolhidos.
Origem
Vindo originalmente da Tailândia, o gato siamês apresenta coloração variada entre creme e castanho claro, sua extremidades são mais escuras, além de seus marcantes olhos azuis. Ele é facilmente reconhecido por seu corpo esguio, com focinho e extremidades mais escuras.
Características físicas de um gato siamês
De porte médio, eles têm uma aparência marcante e adorável. São fiéis e muito tranquilos. É uma das raças mais conhecidas no Brasil e no mundo.
- Corpo alongado e fino;
- Pelagem creme ou branca na maioria do corpo e marrom nas extremidades;
- Orelhas grandes e pontudas;
- Nariz afilado;
- Olhos azuis.
Comportamento
- Fiel;
- Amistoso;
- Ama brincar;
- Mia bastante;
- Pelagem fácil de cuidar;
- Expectativa de vida de 10 anos;
- Salta alto e sem parar.
Além disso, o gato siamês é curioso, inteligente e sempre disposto a “conversar” (ou seja, miar). Ou seja, é bastante sociável.
Eles adoram brincar, são muito apegados aos humanos e procuram fazer parte das atividades diárias deles. Siameses adoram adultos e crianças conseguindo acompanhar o ritmo delas principalmente quando filhotes, também com boa convivência com outros animais. Eles gostam muito de atenção, por isso estão constantemente miando e pedindo um carinho.
Por fim, uma característica interessante é que gostam de esperar pelos seus tutores ao lado da porta, no horário em que costumam chegar. Além disso, o gato siamês tem facilidade em se comunicar com as pessoas, fazendo-as compreender o que querem, seja com miados ou com o seu olhar.
Gostou? Então compartilhe com os amigos!
Veja aqui mitos e verdades sobre gatos.