O hipotireoidismo congênito (HC) é um mal hereditário que impossibilita o organismo de gerar o hormônio tireoidiano T4, impedindo o crescimento e desenvolvimento do recém-nascido. A princípio, cerca de um a cada 4.000 recém-nascidos possuem esse distúrbio.
Contudo, pode-se diagnosticar a doença e iniciar o tratamento evitando suas consequências, por isso é fundamental que seja realizado o teste do pezinho na primeira semana de nascimento.
Sobretudo, mais de 95% das crianças com HC apresentam poucas ou nenhuma manifestação clínica da doença ao nascimento.
Sintomas do hipotireoidismo congênito
- Choro rouco;
- Engasgos frequentes;
- Letargia, com movimentos lentos;
- Constipação;
- Macroglossia (crescimento anormal da língua);
- Hérnia umbilical;
- Cabelos ralos;
- Pele seca.
Tratamento
Nesse sentido, a doença trata-se de falha na produção ou na atividade dos hormônios tireoidianos, ou seja, as causas mais comuns são os defeitos na formação da tireoide, seguidas pelos defeitos na síntese hormonal.
Por isso, o tratamento deve começar o quanto antes, sendo a idade ideal para início, no máximo até 14 dias, pois após essa idade já poderá ocorrer algum dano cerebral. Quando o tratamento é iniciado precocemente, o impacto negativo de HC grave desaparece.
Importância do teste do pezinho
O teste do pezinho ajuda a diagnosticar doenças metabólicas, genéticas e infecciosas capazes de afetar o desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido, mas que não apresentam sintomas detectáveis. Antes do nascimento, o feto está relativamente protegido dos malefícios de uma doença metabólica.
O hipotireoidismo congênito pode ocorrer quando a tireoide do bebê não for capaz de produzir as quantidades adequadas de hormônios tireoidianos. Isso resultará em uma redução generalizada dos processos metabólicos podendo comprometer o seu desenvolvimento e provocar até mesmo um dano neurológico permanente.
Por fim, veja também: Hipotireoidismo: quais alimentos são essenciais
Gostou do artigo? Então, compartilhe com os seus amigos, familiares e deixe aqui o seu comentário!