Você sabe o que é erisipela? Essa doença relativa à pele pode ser um grande incômodo para as pessoas que sofrem com ela. Além do tratamento médico adequado, saber exatamente o que é a patologia e suas formas de tratamento ajuda muito. Confira agora, aqui no Brasil 123, diversas informações a respeito do tema.
Saiba o que é erisipela
Uma infecção na parte superior da pele que cria feridas avermelhadas e dolorosas sobretudo nas regiões dos braços, pernas e rosto. Mas também podem aparecer em quaisquer outras partes do corpo.
Mais comum em pessoas que tenham mais de 50 anos de idade com obesidade, essa doença é causada por uma bactéria e pode tornar-se uma erisipela bolhosa que cria feridas com bolhas amarelas ainda mais graves.
Por isso, se você busca cura para essa doença, saiba mais e veja como tratá-la antes que ela se torne crônica, ou seja, incurável.
Confirme o diagnóstico de erisipela
Primeiramente, quando os sintomas citados acima começam a aparecer, você deve procurar um médico especializado para saber quais os métodos mais indicados para o tratamento.
Nesse sentido, quando notar feridas estranhas em alguma região do seu corpo, você deve procurar um médico para que ele identifique a doença antes que a infecção se generalize e até se agrave ao ponto de se tornar uma elefantíase.
Veja como tratar erisipela
Uma das vantagens dessa doença é que você pode tratar em casa através de medicamentos à base de penicilina, amoxicilina ou ciprofloxacino. Todos esses antibióticos devem ser prescritos por um médico.
Esses medicamentos podem ser aplicados diretamente nas veias quando a situação da doença já está mais grave e atingem até o sistema de circulação do sangue como no caso da chamada septicemia.
Quando o seu quadro se agrava para uma erisipela bolhosa, deve-se usar esses medicamentos associado aos cremes que aplica-se sobre a região afetada.
Por fim, as pessoas que já possuem erisipela crônica, usam a penicilina benzatina de forma intramuscular para atingir resultados mais eficazes no combate às bactérias que já habitam nessa região do corpo.
Além disso, em situações mais graves pode ser que os médicos optem por cirurgias para remover áreas mortas da pele que já apresentam secreções purulentas e estão necrosadas.
Como tratar erisipela em casa
Deixamos este tópico por último porque não deve-se utilizar o tratamento caseiro para nenhuma doença, já que os cuidados com a saúde devem passar pelo escrutínio da medicina.
Mas, em todo caso, na urgência, o recomendado é repousar e levantar os membros afetados pelas feridas. O uso de meias de contenção e aplicação de compressas frias é recomendável para conter essa doença também.
Esperamos que todas essas informações te ajudem a entender a doença e a identificá-la, caso ocorra em sua pele ou em alguém da sua família. Lembre-se que é importante sempre procurar ajuda médica quando perceber alguma alteração em sua pele. Dessa forma, siga sempre as instruções de um profissional, para que o seu quadro não se agrave. Cuide sempre de sua saúde!